Assembléia Geral destaca pontos inaceitáveis do projeto do PCS

Por Imprensa

A Assembléia Geral dos servidores do Judiciário Federal em SC, realizada nesta sexta-feira (25/2) à tarde em frente ao TRT, discutiu o anteprojeto do PCS e elegeu os delegados para a Reunião Ampliada da Fenajufe que acontece neste final de semana. Os companheiros eleitos para representar SC na Ampliada da Fenajufe são: João Flávio Ribeiro (Justiça Federal), Robak Barros (Justiça do Trabalho de Criciúma), Marta Seara Rabenschlag (TRT) e Angela Albino (Coordenadora Geral do SINTRAJUSC).

Na Assembléia, foi reafirmada a existência de pontos inaceitáveis do anteprojeto do PCS, elaborado pela Comissão Interdisciplinar do Supremo Tribunal Federal. São eles: extinção do cargo de Auxiliar Judiciário – o que abriria as portas do Judiciário Federal para a privatização dos serviços hoje realizados pelos servidores do quadro que ocupam estes cargos; quebra da paridade entre ativos e aposentados e sobrevalorização das FCs em detrimento dos salários.

Também foi lembrado que o anteprojeto incentiva uma futura divisão na categoria, pois hoje a Fenajufe representa os servidores do Judiciário Federal e do MPU e cada segmento está elaborando um projeto de Plano de Cargos e Salários totalmente distintos. Também foi reforçada a necessidade de se discutir um Plano de Carreira e não um Plano de Cargos e Salários, o que valorizaria muito mais o servidor.

Das intervenções feitas na Assembléia, ficou clara a preocupação dos servidores em defender a valorização dos cargos efetivos e dos salários e não deixar que ocorra uma supervalorização das FCs e gratificações, o que seria um retrocesso nas conquistas que a categoria obteve com o PCS atual.

A Assembléia também referendou as propostas de SC para o novo PCS, elaboradas no Seminário Estadual que a categoria realizou no ano passado e as propostas que foram consenso no Seminário Nacional da Fenajufe, também realizado no ano passado (lembramos que estas propostas, tanto do Seminário Estadual quanto do Seminário Nacional estão disponíveis na página do Sindicato: www.sintrajusc.org.br).

Também será levada para a Ampliada da Fenajufe a proposta de mais uma rodada nacional de seminários estaduais e a realização de um novo seminário nacional para aprofundar as discussões, com o intuito de melhorar o anteprojeto.

Criciúma se fez presente na Assembléia

Além dos companheiros das Justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral da Capital, a Justiça do Trabalho de Criciúma enviou um representante para a Assmebléia, o companheiro Robak Barros. Segundo Robak, os companheiros de Criciúma e do Sul do Estado já estão com uma discussão acumulada sobre o PCS e estão dispostos a lutar por um Plano de Carreira que valorize o servidor. Os companheiros do Sul como sempre demonstram consciência da importância da participação de toda categoria nesse importante debate sobre o PCS, que vai definir pontos fundamentais da carreira do servidor do Judiciário Federal.

Campanha Salarial 2005

Na Assembléia também foi ressaltada a importância de não deixarmos de lado a Campanha Salarial unificada dos Federais, que terá lançamento no próximo dia 15 de março em Brasília. Os servidores do Judiciário Federal de SC estão dispostos a unificar a luta com as demais categorias de servidores públicos federais por uma política salarial justa, pela data-base e por um reajuste linear digno para todos os servidores.

Da Redação