ARTIGO: O papel dos servidores públicos para além do discurso parasita

Adailton Pires Costa – servidor do TRT-SC

Em tempos de ataque ao serviço público e aos servidores, com discurso de banqueiros parasitas que vivem às custas dos juros da dívida pública, precisamos nos lembrar o que nos trouxe até aqui para que tenhamos consciência da nossa importância e força e para onde devemos ir. A história nos mostra que os trabalhadores do serviço público sempre estiveram à frente das lutas por direitos sociais, sendo uma referência de ampliação do patamar mínimo civilizatório para os demais trabalhadores. O direito de férias é um bom exemplo disso.

No Brasil, muito antes de começar a sua regulamentação federal para os trabalhadores da iniciativa privada (que iniciaria em 1925), as férias foram obtidas de forma pioneira pelos trabalhadores de duas categorias do funcionalismo público federal dias após a Proclamação da República no final do século XIX: os trabalhadores do Ministério dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (em 14 de dezembro de 1889)  e os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil (em 17 de janeiro de 1890). Isso só foi possível em razão da mobilização dessas categorias e da força das organizações coletivas desses trabalhadores.

A história do direito de férias no Brasil é apenas um de vários exemplos importantes  para nos lembrar de que nenhum dos direitos dos trabalhadores que nós conhecemos hoje surgiu sem a participação dos sindicatos e das associações que os precederam na história; e muitos desses direitos começaram na luta dos trabalhadores do serviço público. Estamos em uma época em que qualquer reivindicação de direito dos servidores é vista como privilégio pelo discurso parasita e não como uma luta por direitos e pela elevação do patamar mínimo civilizatório de todos os trabalhadores.

Para nós, trabalhadores do Poder Judiciário Federal de Santa Catarina, essas lutas por direitos ocorrem pela atuação do SINTRAJUSC, que sempre esteve na frente de batalha pela defesa do serviço público e pela conquista de direitos dos servidores, com autonomia, independência e combatividade. Por isso é importante que todos nós reflitamos sobre o nosso papel como servidores, inclusive como filiados ao sindicato. Somente fortalecendo o órgão de representação coletiva de nossa categoria é que conseguiremos barrar o ataque aos nossos direitos, que foram conquistados após tantos anos de luta, e seguir sendo referência histórica para a consolidação de condições mais dignas de labor para todos os trabalhadores.

Para se filiar ao SINTRAJUSC acesse https://www.sintrajusc.org.br/filie-se/