Veja aqui as prováveis mudanças no primeiro escalão do governo Lula

Por Janice Miranda

Confira abaixo os nomes mais cotados para as mudanças

Comunicações – A pasta irá para o líder do governo na Câmara, Eunício Oliveira (CE). A substituição já está certa, e só falta ser anunciada oficialmente. Resta apenas saber qual será o destino do atual ministro, Miro Teixeira.

Ciência e Tecnologia – O ministro Roberto Amaral deverá ser substituído. Há duas hipóteses para o seu lugar. Miro Teixeira, se trocar o PDT pelo PSB ou ficar sem partido, pode assumir o ministério. A outra hipótese é que o novo ministro da Ciência e Tecnologia seja o líder do PSB na Câmara, Eduardo Campos (PE). O problema é que Campos sente-se constrangido de substituir outro colega do mesmo partido.

Liderança do governo – Outro provável destino de Miro. Na Câmara, cargo hoje de Aldo Rebelo, do PCdoB. Ou no Congresso, cargo do senador Amir Lando (RO), do PMDB.

Coordenador político – O cargo seria ocupado por Aldo Rebelo.Ele assumiria parte das funções que hoje cabem ao ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Esportes – Há quem cogite a hipótese de Eduardo Campos assumir o ministério, hoje ocupado por Agnelo Queiroz, do PCdoB. O partido seria representado no governo federal por Aldo Rebelo, coordenador político, com status de ministro.

Cidades – Provável segundo ministério a ser destinado ao PMDB. O nome mais cotado é o senador Garibaldi Alves Filho (RN). Outra hipótese: Amir Lando (RO). Não há clareza, porém, sobre o que será feito com o atual ministro, Olívio Dutra, do PT. Olívio poderia assumir um cargo federal com ligação maior com o Rio Grande do Sul.

Da Redação com informações do Correio Braziliense