Vasp começa a demitir funcionários em todo o país

Por Imprensa

A crise da Vasp chegou ao quadro de funcionários. A companhia aérea iniciou a redução no número de trabalhadores no último final de semana. Os primeiros cortes foram realizados em Pernambuco. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, 120 pilotos e 100 comissários foram dispensados pela Vasp no fim de semana, o que iria de encontro a um compromisso firmado após a mais recente greve, na semana passada, garantindo a estabilidade dos aeronautas por 90 dias.

De acordo com Marlene Ruza, diretora do sindicato, o único item do acordo cumprido foi o pagamento dos salários dos pilotos, que estavam em atraso. Ainda de acordo com Marlene Ruza, a decisão dos funcionários de entrar novamente em greve dependerá da posição da empresa quanto à possibilidade de rever as demissões.

O contrato de concessão que permite à Vasp continuar voando vence dentro de cinco dias e ainda não há sinalização do governo de que a licença será prorrogada, segundo reportagem publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo.

Na quinta-feira da semana passada, foi publicado no Diário Oficial um decreto prorrogando o prazo da assinatura do contrato para o dia 10 de abril de 2005, porém só inclui a companhia Varig. Segundo a reportagem, como a prorrogação não foi feita no caso da companhia Vasp, a data-limite para a empresa assinar o contrato é no próximo dia 10 deste mês. O jornal informa ainda que, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, a ampliação ou não do prazo para a Vasp é uma questão que não foi decidida.

Fonte: Portal vermelho com informações da Agência Brasil