Três mil protestam contra FMI em São Paulo

Por Marcela Cornelli

Aproximadamente 3 mil pessoas realizaram, hoje pela manhã, “marcha de protesto contra o livre comércio e pelo direito ao trabalho”, por ocasião da reunião da XI Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento) que acontece no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, SP.

A marcha, organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais, partiu da sede do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado de São Paulo, filiado à CUT) às 8h, nas imediações do Anhembi.

Um grande aparato militar já ocupava todas as imediações do Sindicato, mas a marcha saiu sem problemas. Os manifestantes, no entanto, foram barrados logo no primeiro portão de entrada do Anhembi, distante 300 metros da entrada principal. As entidades da Coordenação dos Movimentos Sociais tentaram negociar com o comando do Exército e da Polícia Militar maior aproximação ao portão principal. Diante da negativa, discursaram contra a intervenção das instituições multilaterais, sobretudo o FMI e o Banco Mundial, e as políticas intervencionistas dos EUA.

Fórum paralelo
Ontem, domingo, aconteceu a reunião do fórum paralelo à reunião da Unctad, organizado por organizações sociais nacionais e internacionais, entre elas a Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres (CIOSL)e a Internacional dos Serviços Públicos (ISP).

Na opinião da CUT Nacional, que participou do forum, em geral, a discussão sobre a inclusão dos direitos sociais e trabalhistas em acordos comerciais não é difundida, nem mesmo no meio sindical. Geralmente os tratados não contemplam esses direitos, embora tenham um grande impacto na vida dos trabalhadores.

Fonte: CUT Nacional