STF confirma pedido de audiência com presidente Lula para discutir PCS

Os coordenadores da Fenajufe Evilásio Dantas e Antônio Melquíades [Melqui] confirmaram, em contatos no Supremo Tribunal Federal, que o ministro Cezar Peluso já pediu audiência com o presidente Lula para discutir especificamente o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal. Segundo informações obtidas pelos coordenadores, o encontro deverá ser na próxima semana, mas sem data ainda definida. Além de Peluso, também deverão comparecer à reunião os presidentes dos demais tribunais superiores.

Essa possível agenda entre os presidentes da República e do STF é resultado das pressões feitas pelos servidores, em greve há mais de um mês, e também pela Fenajufe, que já vem cobrando há algum tempo que o STF levasse a reivindicação dos servidores do Judiciário ao chefe do Executivo.

Evilásio Dantas, coordenador da Fenajufe, afirma que “sempre acreditou que a greve e as mobilizações serviriam de pressão para forçarmos o Judiciário e o Executivo a negociar”. Ele avalia que essa atitude do presidente do STF em solicitar audiência com Lula é fruto das mobilizações, que se intensificaram nas últimas semanas, especialmente com as atividades em Brasília. “Com essa reunião, a vinda de caravanas na próxima semana é tido como prioritária, incluindo os sindicatos que, infelizmente, não entraram em greve. Semana que vem vamos mostrar, novamente, aos três Poderes a força de nossa mobilização”, finaliza.

“Não tenho a menor dúvida que esse é mais um passo conquistado com as mobilizações das direções e de toda a categoria, que ousou ir ao enfrentamento. Portanto, nada de esmorecer”, avalia Melqui, que tem mantido vários contatos no Supremo Tribunal Federal para obter informações a respeito das negociações entre a cúpula do Judiciário e o governo federal. “Conseguimos um pênalti a nosso favor nosso favor. Façamos a bola entrar. Força total na arrancada para a vitória. Vamos levantar o nosso PCS”, anima Melqui.

Da Fenajufe