O Sintrajusc protocolou requerimento administrativo no TRE-SC pedindo a manutenção de servidores requisitados por tempo compatível de modo a permitir planejamento, transição adequada por servidores efetivos do próprio quadro de pessoal e manutenção da eficiência do serviço prestado pela Justiça Eleitoral.
O prazo de devolução encerra nesta segunda-feira (30). O Sindicato está em contato com o Tribunal na expectativa de que haja uma sessão extraordinária do pleno ainda nesta segunda para tratar do assunto.
O Sintrajusc destaca que o retorno dos referidos servidores aos órgãos de origem sem que haja reposição adequada por servidores concursados no próprio quadro de pessoal compromete de forma grave a capacidade operacional da Justiça Eleitoral. A atuação desses profissionais é indispensável à manutenção da regularidade dos serviços prestados, em especial em um contexto nacional marcado por constantes ataques infundados à integridade do processo eleitoral e à lisura das instituições democráticas.
O cenário de incerteza quanto à permanência dos servidores requisitados gera apreensão não apenas para a categoria representada pela entidade requerente, mas para toda a sociedade, ao revelar um risco concreto de sobrecarga das equipes remanescentes e eventuais falhas na preparação do próximo pleito, em 2026.
Além disso, as incertezas comprometem a vida e a saúde mental dos requisitados, que não têm condições de definir seus rumos pessoais e profissionais, sendo tratados com descompromisso e como se fossem descartáveis.
O Sintrajusc já fez duas reuniões com o TRE-SC sobre o assunto.
Veja o requerimento no anexo.
Req.-adm.-Manutencao-dos-servidores-requisitados-no-TRESC.pdf (34 downloads )