Sintrajusc Legal visitou Balneário Camboriú e Navegantes

Dentro da programação do Sintrajusc Legal, a coordenadora do Sintrajusc Denise Zavarize, o assessor jurídico Fabrizio Rizzon e o funcionário do Sindicato Fernando Blasi visitaram nesta quinta-feira (04) os servidores da Justiça do Trabalho de Balneário Camboriú e de Navegantes. Em Balneário, as visitas também contaram com a presença do Coordenador Jurídico Laércio Flávio Bonamigo.

Uma dos principais objetivos do Sintrajusc Legal é repassar informes sobre ações judiciais. As que tem gerado atenção são as da GAJ (que está aguardando ingresso), a dos 14,23 e a dos quintos. A coordenadora Denise explicou aos servidores que a da GAJ envolve articulação jurídica e política por parte dos Sindicatos. Trata-se de uma ação importante para a categoria porque a GAJ representa parte substancial do contracheque dos servidores e sobre a qual tem incidido parte dos reajustes salariais. O problema é que, ao contrário do vencimento básico, por ser gratificação ela pode ser reduzida ou até extinta. Por isso a importância de sua incorporação na base de cálculo dos adicionais e gratificações recebidas pelos servidores do Poder Judiciário da União. Saiba mais sobre a ação clicando aqui.

Outro tema tratado nas reuniões foi o IX Congresso do Sintrajusc, que será realizado nos dias 14 e 15 de setembro em Florianópolis. Os filiados e filiadas podem organizar a eleição em seu local de trabalho, sendo que todos os servidores, independentemente de filiação, podem votar e eleger colegas filiados. As regras podem ser vistas aqui.

Em face da série de projetos em tramitação no Congresso que prejudicam a categoria, a coordenadora Denise reiterou a importância de filiação ao Sindicato, que tem defendido os servidores junto às administrações, aos Tribunais Superiores e Conselhos e também no Legislativo, como é o caso da luta contra a reforma da Previdência e o corpo-a-corpo com parlamentares catarinenses. Nesta semana, além da visita aos dois municípios, o Sindicato marcou presença em Brasília, onde o coordenador Paulo Roberto Koinski integrou o corpo-a-corpo da Fenajufe e entidades filiadas no Congresso Nacional em defesa da Previdência pública.