Sindicatos suspendem greve, mas mantêm mobilização pelos PCSs

BRASÍLIA – 14/07/10 – Seguindo a orientação da reunião ampliada da Fenajufe, realizada no último sábado [10], em Brasília, vários sindicatos realizaram assembleias nesta segunda e terça-feira e decidiram suspender a greve pela aprovação dos planos de cargos e salários do Judiciário e do MPU. Após avaliar o resultado da ampliada, as assembleias levaram em conta a construção da unidade na luta pela revisão salarial e, por isso, acompanharam a deliberação em nível nacional.

No encontro de sábado, os delegados e observadores apontaram a decisão como um recuo estratégico, em função da suspensão das atividades legislativas e também do esvaziamento do Poder Judiciário nesse período. A ampliada indicou que a agenda de atividades continua e que os sindicatos devem trabalhar a intensificação do movimento já a partir de agosto.

Esta semana decidiram suspender a greve os servidores da base do Sitra-AM, Sintrajuf-PE, Sindjero-RO, Sinjutra-PR e Sintrajud-SP. Os demais estados que suspenderam a greve, já haviam tomado essa decisão na semana passada.

Na maioria das assembleias esta semana, a categoria decidiu manter as mobilizações e promover o “apagão” no dia 4 de agosto, conforme decisão da ampliada. Além disso, também realizarão atividades ainda no mês de julho, com o intuito de preparar a categoria para a retomada do movimento grevista no mês de agosto.

Outras assembleias da semana
Em outros estados, como Bahia, Mato Grosso, Alagoas e Acre, a categoria decidiu continuar ainda em greve nos próximos dias para pressionar as administrações dos tribunais a negociar como será a compensação dos dias parados. Em Mato Grosso, o Sindijufe-MT prepara o ato da próxima terça-feira [20], quando os servidores “receberão” o presidente Lula durante a inauguração de um terminal de cargas no aeroporto de Cuiabá. Na sexta-feira [16], será realizado assembleia geral para discutir com a categoria a suspensão do movimento paredista.

Na Bahia, a greve continua, mas haverá assembleia de avaliação na quinta-feira [15], em frente ao TRE, para avaliar o movimento. Antes disso, o Sindjufe-BA realiza assembleias setoriais no TRT Comércio e na Justiça Federal.

Os servidores das Justiças Eleitoral e Federal do Acre, em assembleia realizada esta semana, entenderam que o melhor é não interromper o movimento grevista agora e depois tentar recomeçar. Ao final da assembleia prevaleceu o entendimento de que a suspensão da greve neste momento poderia desmobilizar a categoria.

Na sexta-feira [16], o Sindjus-AL também realizará assembleia geral com os servidores do Judiciário Federal e do MPU, às 9 horas, na sede do sindicato, para discutir os rumos do movimento e definir a participação no “apagão” do dia 4 de agosto. Nesta quinta-feira [15], haverá ato público, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, durante a visita do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski.

Da Fenajufe – Leonor Costa