Sindicato luta pelo PCS4 junto a deputados de SC

A Coordenação do SINTRAJUSC reuniu-se nesta segunda-feira, 15, com dois deputados que integram a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal para pedir apoio à aprovação do PL 6613, o PCS4. O primeiro parlamentar visitado, Cláudio Antônio Vignatti (PT), comprometeu-se a solicitar a relatoria do projeto assim que ele chegar à Comissão, da qual ele é titular e, até há um mês, presidente.

O Coordenador do SINTRAJUSC Paulo Koinski disse a Vignatti que os Sindicatos estão procurando os deputados de seu Estado para solicitar que se empenhem para que o projeto tramite o mais rápido possível. Na luta pelo PCS3, Vignatti também interferiu para viabilizar a tramitação do projeto.

À tarde, Diretores do Sindicato também se reuniram com o deputado Celso Maldaner (PMDB), que é suplente da Comissão. Apesar de não ter titularidade, ele também se comprometeu a conversar com seus colegas de partido para que o PL 6613 não sofra mais atrasos.

O relator do PL na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), afirmou que o projeto poderá ser apreciado na sessão do dia 24 de março.

Indicativo de Greve

A cada semana que passa, a FENAJUFE também intensifica as pressões nos vários órgãos do Judiciário com o objetivo de garantir que o projeto de lei do PCS4 seja votado logo na Comissão. No dia 10 representantes da Federação também conversaram com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, durante a cerimônia de lançamento do Anuário da Justiça, na sede do próprio Supremo.

Na conversa, foi citada a preocupação dos servidores com a demora na votação do PL 6613, devido à falta de um acordo entre o Judiciário e o Executivo referente à previsão orçamentária. A FENAJUFE também questionou o ministro sobre as conversas com a área econômica do governo federal e qual a avaliação de Gilmar Mendes sobre as negociações.

Segundo ele o STF tem feito várias reuniões com representantes do Ministério do Planejamento, em que a pauta central é a revisão salarial dos servidores. Ele disse, no entanto, que o cenário das negociações está bastante difícil. Mas garantiu que manterá os diálogos.

A Diretoria da FENAJUFE, em reunião no dia 26 de fevereiro, decidiu orientar que os Sindicatos realizem rodada de Assembléias para discutirem a deflagração de uma Greve por tempo indeterminado ainda neste primeiro semestre. Na avaliação da Federação, diante das dificuldades enfrentadas, especialmente pela falta de previsão orçamentária para a implementação dos novos PCSs ainda em 2010 e também devido à tramitação do PLP 549/09 (que limita gastos com servidores), a categoria precisa, com urgência, retomar as mobilizações em todo o país. Nesse sentido, todos os Sindicatos farão rodada de Assembléias para levar a decisão dos servidores para o 7º Congrejufe, que será de 27 a 31 de março, em Fortaleza.

No Congresso, principal fórum deliberativo da categoria, os delegados votarão o novo calendário de luta, que deve incluir a preparação de uma Greve por tempo indeterminado e a realização de atividades mais intensas em Brasília e nos Estados.

O SINTRAJUSC fará Assembléia Estadual no dia 25 de março, às 13 horas, na rampa do TRT.

Com informações da FENAJUFE