Servidores Federais de Florianópolis articulam luta contra PLP 549

Produção de materiais de esclarecimento específicos para a população, trabalhadores e parlamentares; reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense; contatos com o deputado federal Edinho Bez, integrante da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados; criação da Frente Sindical do Serviço Público Federal  contra o PLP 549  em Santa Catarina, para ampliar a articulação entre os sindicatos locais; e convocação de uma reunião conjunta desta Frente com o Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília.

Estes foram os principais encaminhamentos aprovados em reunião realizada na última quinta-feira, dia 29, na sede da Apufsc para articular a mobilização conjunta dos sindicatos contra o projeto de lei complementar (PLP) 549/09 que limita as despesas com a folha de pagamento da União e pode congelar os salários dos servidores nos próximos 10 anos.

Articulada pela Apufsc, que convidou todos os sindicatos de servidores públicos federais de Florianópolis, a reunião contou com a presença de representantes do Sintufsc e do Sintrajusc, que representa os trabalhadores da Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho. Representaram o Sintrajusc os coordenadores Paulo Koinski e Luiz Severino Duarte.

A Apufsc foi representada por seu presidente, Armando de Melo Lisboa, e por seu secretário geral, Paulo Cesar Philippi. Luiz Severino Duarte e Paulo Roberto Koinski, coordenadores gerais da entidade, representaram o Sintrajusc. Já o Sintufsc participou da reunião com seus coordenadores gerais Celso Ramos Martins e Otávio Pereira.

Foi consenso que as primeiras ações devem ser centradas no fortalecimento da articulação interna e externa contra o PLP 549, bem como no esclarecimento das categorias a respeito das consequências graves que o projeto pode trazer tanto para os salários quanto para a qualidade do serviço prestado à população. A Apufsc ficou encarregada, através de sua Assessoria de Imprensa, de produzir uma proposta de panfleto a ser distribuído para as categorias, para a população e para os parlamentares.

Paralelamente, os sindicatos vão fazer contato com Edinho Bez, único deputado federal de Santa Catarina a integrar a Comissão de Trabalho da Câmara, onde o PLP 549 será apreciado inicialmente. As entidades também vão procurar pautar a questão em uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados e os três senadores eleitos no estado.

Estes são os primeiros passos para a consolidação da Frente Sindical contra o PLP 549 em Santa Catarina, articulação que já existe em nível nacional. O objetivo é garantir a rejeição do projeto na Câmara e impedir que esse atentado ao serviço público e aos servidores federais seja perpetrado pelos parlamentares. Fonte: Apufsc