Servidores da Previdência fecham acordo e retornam ao trabalho amanhã

Por Marcela Cornelli

Os servidores de Santa Catarina da Previdência e da Saúde aprovaram o indicativo do Comando Nacional de Greve de permanecer em estado de greve e retornar ao trabalho nesta quinta-feira, dia 3 de junho.

Os servidores finalizam a greve após a conquista de uma gratificação específica e paritária para servidores ativos, aposentados e pensionistas. No Ministério da Saúde a gratificação será de R$ 206,00 e no INSS de R$ 184,00.

Ficou garantido também que os servidores da Saúde administrativos lotados nos núcleos estaduais do Ministério da Saúde e DRTs ativos terão a Gdasst (Gratificação) aumentada de 40 para 60 pontos, e os aposentados e pensionistas passam de 10 para 30 pontos.

Projeto de Lei
Durante a assembléia estadual da categoria, realizada ontem em Florianópolis, foram lidos os Termos de Compromisso, cujo conteúdo será transformado num Projeto de Lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional. Os trabalhadores continuarão em estado de greve até o final da tramitação do Projeto de Lei (PL). Consta do Termo, assinado ontem, que o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão vai garantir que o conteúdo do PL corresponda ao que foi negociado com o Comando Nacional de Greve.

Hoje, em Brasília, será realizada uma Plenária Nacional para analisar o resultado das assembléias e instalar uma Plenária Permanente para acompanhar tudo o que foi acordado com o governo.

O governo comprometeu-se em rodar uma folha suplementar até o dia 18 de junho para devolver o valor descontado dos salários de maio, devido à greve. Foi negociado com o Comando Nacional de Greve que a reposição dos trabalhos será feita de acordo com a realidade de cada local de trabalho.

A greve da Previdência e da Saúde durou, nacionalmente, 44 dias. No estado foram 38 dias, com uma adesão média de 80% na Grande Florianópolis e 30% nas demais cidades.

A grande conquista foi sem dúvida a garantia da paridade, ou seja, tratamento igual para os ativos, aposentados e pensionistas. Fato que há anos não acontecia.

Também ficou previsto no Termo de Compromisso que não serão feitas punições aos trabalhadores que participaram da greve.

Fonte: SINDPREVS/SC