Reunião no MPOG discute serviço saúde ocupacional do servidor público

Debater a implementação do Serviço Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público [Sisop] foi o motivo da reunião realizada na tarde de ontem, 17 de abril, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na reunião, que contou com a participação de dirigentes das entidades da Cnesf, como a coordenadora da Fenajufe Lúcia Bernardes, o assessor da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG, Luiz Roberto, explicou a proposta do governo federal para os serviços de saúde, como os casos de perícia, no serviço público do Executivo.
Segundo informou Luiz Roberto, com o Sisop o governo pretende centralizar todos os serviços de saúde dos servidores do Executivo em um mesmo espaço físico em cada Estado e criar uma espécie de CIPA [comissões de saúde no setor privado] no serviço público. De acordo com o assessor da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento o sistema será implementado primeiro no Distrito Federal, como projeto piloto, e todos os serviços poderão ser agendados antes pelo servidor. Luiz Roberto informou também que inicialmente serão aproveitadas as estruturas das universidades públicas.
Para Lúcia Bernardes, é fundamental a participação da Fenajufe nos debates sobre esse tema, uma vez que os servidores do Ministério Público da União serão atingidos pelo novo Serviço Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público. De acordo com Lúcia, na reunião o próprio assessor do MPOG ressaltou a importância da participação da Fenajufe nos debates.
As entidades e o representante do governo aprovaram a criação de um Grupo de Trabalho sobre Saúde do Servidor Público e a primeira reunião foi agendada para o dia 10 de maio, às 14h30, no MPOG. Os nomes de cada entidade que comporão o GT ainda serão definidos pela bancada sindical.
Luiz Roberto, do Ministério do Planejamento, sugeriu a realização de um seminário nacional, com representantes das entidades e do governo, até junho deste ano, para discutir o assunto.
Além da Fenajufe, participaram da reunião representantes da CUT, Unafisco Sindical, Sinasefe, Sinal [servidores do Banco Central], Condsef, Fenasps, Sindireceita [servidores da Receita Federal], CNTSS, Sinait [fiscais do trabalho] e Sindprev/DF.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)