Reajuste: senadores afirmam empenho para fechar acordo até a próxima semana


Nesta quarta-feira (03), dirigentes da categoria voltaram ao Senado Federal para continuar as conversas com senadores a respeito da votação dos projetos que revisam os planos de cargos e salários dos servidores do Judiciário Federal e MPU (PLC 28/2015 e PLC 41/2015). Com a possibilidade de o PLC 28 ser apreciado no plenário do Senado na próxima quarta-feira (10), a Fenajufe e os sindicatos de base devem intensificar ainda mais as articulações com senadores, o STF e representantes do governo nos próximos dias, visando agilizar as negociações entre os poderes em torno de um acordo orçamentário para implementar o reajuste da categoria.

Em conversa com a coordenadora da Fenajufe Mara Weber, e com Valter Nogueira, do Rio de Janeiro, e Jailton Assis, do DF, na manhã de hoje, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) garantiu que as negociações entre o Executivo, a cúpula do Judiciário e o Senado estão ocorrendo e que há um empenho por parte dos envolvidos em encaminhar uma saída o mais breve possível. O senador disse, ainda, que a proposta que está sendo trabalhada, com o aval do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria Geral da República, prevê o início da implementação dos projetos em janeiro de 2016. A fala de Jucá confirma as informações que a Fenajufe obteve de alguns assessores parlamentares de que a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, vem fazendo vários cálculos e simulações quanto ao pagamento das parcelas dos reajustes.

Já o líder do governo, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que também participou da conversa com os dirigentes da categoria, informou que tem trabalhado para fechar um acordo até a próxima semana, coincidindo com a votação do PLC 28 no plenário do Senado. Da mesma forma que Romero Jucá, Delcídio confirmou que o STF e a equipe econômica do governo vêm mantendo as articulações em torno do projeto.

Reajuste do MPU na CCJ

Também na manhã de hoje, a coordenadora da Fenajufe Mara Weber esteve com a assessora parlamentar do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator do PLC 41/2015, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Segundo Karina Lesch, o senador já está finalizando o parecer favorável ao projeto e a ideia é votá-lo na CCJ na próxima quarta-feira (10) de manhã.

Valdir Raupp também pretende articular um requerimento de urgência para que o projeto, depois de aprovado na Comissão, siga para o plenário da Casa e seja apreciado em conjunto com o PLC 28, na mesma quarta-feira à tarde.

A coordenadora da Fenajufe alerta para a necessidade de intensificar as mobilizações nos próximos dias, garantindo a construção de uma greve forte e unificada. “Agora é a hora da mobilização. Estamos num momento decisivo na nossa luta e a categoria não pode esmorecer”, ressalta Mara. Ela reforça a orientação para que os sindicatos também enviem representantes à Brasília na próxima semana para fazerem o trabalho prévio de “corpo a corpo” com os senadores e “lotarem” o Senado Federal na quarta-feira, quando os projetos podem ser votados.

Da Fenajufe, Leonor Costa

Fotos: Arquivo pessoal