Professores estaduais entram em greve dia 13

Por Marcela Cornelli

Os professores da rede pública estadual entram em greve a partir do dia 13. A decisão foi tomada ontem, em assembléia estadual com cerca de dois mil representantes da categoria, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis. Os professores querem reajuste salarial de 43%, incluindo a incorporação de um abono de R$ 150,00 pago pelo governo do Estado desde setembro (correspondente a 43% do piso). O governo do Estado ainda não apresentou uma contraproposta.

“Vamos aproveitar os próximos dias e a semana da Páscoa para fazer um trabalho de conscientização junto aos pais e alunos para explicar porque estamos entrando em greve”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina (Sinte/SC), Marta Vanelli.

Ontem, os professores fizeram um dia de paralisação em vários pontos do Estado. Segundo o Sinte, a adesão foi de 70%. Além de definir o início da greve por tempo indeterminado, a assembléia definiu a realização de assembléias regionais no dia 14 e uma nova assembléia estadual no dia 15. Os professores decidiram, ainda, pedir uma investigação sobre a contratação de 6 mil Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), que não foram para sala de aula, além do não-retorno às aulas de professores hoje em outras atividades, apesar de determinação assinada pelo governador em janeiro. “Estamos avaliando qual a melhor forma de pedir essa investigação, se por meio de uma CPI na assembléia ou não”, disse Marta.

Com informações do Jornal A Notícia