Presidentes dos Tribunais de SC se manifestam sobre Reforma da Previdência

O Sintrajusc enviou duas perguntas ao presidente do TRT-SC, do TRE-SC e ao diretor do Foro sobre a PEC 287/2016, da Reforma da Previdência, contra a qual servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada em todo o país se mobilizam nesta quarta-feira, dia 15, Dia Nacional de Luta em defesa da aposentadoria. Até esta terça-feira, recebemos as respostas do presidente do TRT-SC e do TRE-SC Confira as respostas abaixo.

1 – Qual a sua posição sobre a PEC 287/2016 em relação aos impactos sobre os servidores públicos e as regras de aposentadoria igualadas aos trabalhadores da iniciativa privada?

Desembargador Gracio Ricardo Barboza Petrone – presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina

A Reforma da Previdência poderá ter um impacto negativo para os servidores e também para os órgãos públicos, caso o texto original não sofra alterações no Congresso Nacional. Explico: um dos grandes atrativos para alguém que quer trabalhar no serviço público, além da estabilidade (pois os servidores não contam com FGTS), são as regras próprias para a aposentadoria.

Não é por outro motivo que o servidor aceita o desconto de 11% sobre a totalidade de sua remuneração contributiva, compensado pela expectativa de receber a aposentadoria integral. Essa contrapartida já foi extinta para quem ingressou no Judiciário após outubro de 2013, quando foi instituído fundo de previdência complementar, e agora volta a ser ameaçada. Além disso, de acordo com o texto enviado ao Congresso, os servidores que estiverem fora da regra de transição, a partir do momento em que se aposentarem, vão perder a paridade salarial em relação àqueles que continuarem na ativa.

Em ambos os casos, existe uma mudança significativa na regra do jogo que pode desestimular os candidatos mais qualificados a prestarem concurso público futuramente.

Desembargador Cesar Abreu, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Apesar da urgência ressaltada pelo governo federal para a aprovação da reforma da previdência, entendo que é imprescindível uma ampla e profunda discussão com a sociedade brasileira. A maneira como o processo de aprovação da PEC n. 287/2016 vem ocorrendo, sem o devido debate público e transparência, com certeza afrontará direitos fundamentais e não resolverá o propalado déficit previdenciário.

Ademais, a questão não se restringe ao conflito entre setor público e privado, pois tanto os servidores públicos quanto os trabalhadores da iniciativa privada contribuem e têm seus benefícios definidos de acordo com suas responsabilidades e riscos inerentes às atividades desenvolvidas, de modo que seria injusto estabelecer a mesma regra para todo e qualquer trabalhador, independentemente do setor em que labora.

Por tudo isso, é preciso rediscutir o sistema previdenciário como um todo, com foco não apenas nas despesas com os benefícios, como ocorre na proposta governamental, mas considerando o tipo de atividade desenvolvida, a forma de custeio, a gestão dos recursos arrecadados, as estratégias de combate à corrupção e à sonegação.

2 – Os servidores podem contar com o seu apoio e o do Tribunal na luta contra a Reforma da Previdência?

Sim, podem contar com meu apoio pessoal. Por outro lado, não posso assumir um posicionamento em nome do TRT-SC sem que essa questão seja levada aos demais desembargadores do Tribunal Pleno, órgão máximo da instituição.

Os servidores podem contar com o meu apoio, pois, do jeito que a reforma está sendo proposta, não há como apoiá-la. Não se pode aceitar mudanças tão impactantes no sistema previdenciário sem ampla discussão, sobretudo com os segmentos diretamente afetados por ela. Sou contra as mudanças abruptas, tendenciosas e prejudiciais ao cidadão brasileiro, com evidente risco de profundo retrocesso nos direitos previdenciários.