Plenária dos servidores federais define novas mobilizações

Servidores públicos federais de diversas categorias se reuniram no último domingo, 29 de agosto, em Brasília, para discutir os rumos do movimento unificado do funcionalismo público federal e definir um novo calendário de mobilizações. A plenária nacional dos SPF’s, organizada pela Cnesf (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais), reuniu 119 pessoas, sendo 93 delegados e 26 observadores.

Uma das decisões tomadas pelos delegados foi a elaboração de uma carta aos servidores públicos federais e aberta à população, com críticas ao governo federal e em defesa, especialmente, dos servidores aposentados. O documento, que será divulgado em todos os Estados pelas entidades nacionais e seus sindicatos de base, critica, entre as diversas iniciativas do governo, a cobrança previdenciária dos servidores públicos aposentados, cuja constitucionalidade foi aprovada no último dia 18 de agosto pelo Supremo Tribunal Federal. A plenária também aprovou as indicações tiradas no seminário que discutiu o papel político da Cnesf e sua reestruturação.

Do calendário de atividades, foi reafirmada a participação dos servidores públicos federais no Grito dos Excluídos, com a Coluna dos Trabalhadores do Serviço Público, que ocorre todos os anos, em vários Estados do país, no dia 07 de setembro. No dia anterior às marchas, dia 06 de setembro, as entidades nacionais e seus sindicatos de base deverão participar da instalação do acampamento dos servidores, em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília.

Já entre os dias 06 a 24 de setembro, a plenária nacional indicou a realização de manifestações nos Estados e em Brasília contra a aprovação do projeto que disciplina o funcionamento e os contratos das Parcerias Público-Privadas (PPP’s), em tramitação no Senado Federal. Também sobre o mesmo assunto, os delegados aprovaram uma atividade em Brasília, no Congresso Nacional, sobre as PPP’s; além da participação dos servidores federais em audiência pública no Senado Federal, prevista para ocorrer entre os dias 12 e 17 de setembro.

Ainda no dia 12 de setembro, acontecerá um seminário, em Brasília, promovido pelo Andes/SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Universidades) sobre a Reforma Universitária, com ato público. A plenária indicou a participação das outras categorias do serviço público nesta manifestação.

No dia 25 de setembro, estão previstas as plenária setoriais das entidades nacionais da Cnesf e para o dia 26 ficou marcada a próxima plenária nacional dos SPF’s, em Brasília. E por fim, a plenária indicou que a Cnesf organize um ato público contra a Reforma Sindical e Trabalhista, logo que a proposta acertada for encaminhada ao Congresso Nacional para apreciação dos parlamentares. O local da manifestação ainda será definida, com a possibilidade de ocorrer no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Fonte: Fenajufe