Petroleiros preparam paralisação na semana de 13 a 17 de julho

Por Marcela Cornelli

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) está chamando uma semana de paralisação, de 13 a 17 de julho, da categoria para unificar o movimento com a mobilização nacional programada pela CUT, no dia 16 de julho, que reivindica geração de empregos, melhores salários e mudanças na política econômica do país.

Os petroleiros exigem que a Petrobrás cumpra o que foi acordado na campanha salarial da categoria, anistie as punições referentes às greves de 94 e 95 e faça retornar ao trabalho os demitidos da Interbras e Petromisa, conforme negociado. A paralisação também tem como eixo a campanha nacional contra os leilões dos blocos de petróleo que a ANP dá continuidade, através da 6ª licitação marcada para agosto.

Proposta da empresa apresentada no último dia 29/6 foi rejeitada pela FUP. Assembléias preparatórias à paralisação deverão ocorrer até o dia 7 de julho, em todo o País.

Os petroleiros já realizaram uma paralisação de 24 horas, no último dia 7 de junho.

Fonte: CUT Nacional