Neste sábado acontece II Encontro do Conselho Fiscal da Fenajufe

Os conselheiros fiscais da Fenajufe e dos sindicatos filiados se reunirão neste sábado, 10 de fevereiro, na sede da Federação, em Brasília. O objetivo do evento, que será o II Encontro dos Conselheiros Fiscais da Fenajufe e sindicatos filiados, é a troca de experiências e informações entre os membros dos Conselhos Fiscais da Fenajufe e entidades.
A presidente do Conselho Fiscal da Fenajufe, Lúcia Bernardes, lembra que a realização desse II Encontro foi deliberado pelos conselheiros fiscais dos sindicatos filiados presentes no I Encontro, realizado em 18 de março de 2006. “Esse encontro tem a finalidade de qualificar os conselheiros, mostrando sua responsabilidade fiscal e legal. A tranqüilidade da diretoria de um sindicato está no trabalho consciente de seu conselho fiscal, pois ele apresenta pareceres sobre o desempenho da gestão e o demonstrativo financeiro da entidade”, reforça Lúcia.
Sobre a importância dos trabalhos do Conselho Fiscal, Lúcia Bernardes ressalta ainda: “É o órgão que em todos os momentos, durante seu mandato, deve observar, vigiar, acompanhar e absorver tudo que disser respeito das contas da entidade, não devendo, jamais, descuidar-se de sua posição de sentinela frente aos interesses e seus objetivos. O Conselho Fiscal ao emitir seu parecer favorável sobre a prestação de contas, torna-se co-responsável pelos dados apresentados no balanço geral e sobre as contas da administração, considerando que o parecer poderá ser também desfavorável ao que lhe for apresentado”.
Conselho da Fenajufe também se reúne no fim de semana
Os integrantes do Conselho Fiscal da Fenajufe também estão reunidos neste fim de semana, na sede da Federação, em Brasília. Essa reunião dos conselheiros da Fenajufe está prevista no Regimento Interno do Conselho Fiscal, aprovado na XII Plenária Nacional da Fenajufe, em que determina que os conselheiros titulares devem se reunir a cada três meses.
Na reunião está sendo feita uma análise dos movimentos contábeis de setembro a dezembro de 2006, abordando as questões financeiras da Fenajufe, especialmente a arrecadação das contribuições estatutárias, atualização de dados, inadimplências, entre outros.

Fonte: Fenajufe