Nelson Jobim é eleito novo presidente do STF

Por Marcela Cornelli

O Plenário do Supremo Tribunal Federal elegeu ontem, 19/5, por nove votos, o ministro Nelson Jobim como novo presidente da Corte, e a ministra Ellen Gracie como vice-presidente. Jobim assumiu o mandato em substituição ao ministro Maurício Corrêa, que se aposentou compulsoriamente. A cerimônia de posse será no dia 3 de junho, às 16h.

A escolha da presidência do STF foi secreta, em cumprimento ao que determina o regimento interno da Casa. Após ser declarado eleito presidente do Supremo, Nelson Jobim destacou ter sido preservada a tradição na de escolha do ministro mais antigo para a presidência do colegiado. “É uma tradição da Corte dar continuidade ao nosso processo, no sentido de que o ministro mais antigo, que não tenha sido presidente, seja eleito presidente. Está preservada, portanto, a tradição. É saudável em Corte dessa natureza, considerando as circunstâncias da continuidade. Ou seja, a presidência do Supremo representa sempre uma continuidade dos serviços que foram feitos pelos demais colegas, e uma mera representação administrativa dos senhores, mas agradeço desde logo a confiança depositada em mim, na manutenção da tradição, ou seja, fiz jus à tradição”, declarou Nelson Jobim.

A ministra Ellen Gracie também se manifestou. Agradeceu a confiança depositada e colocou-se à disposição do ministro presidente para auxiliá-lo no que for necessário à administração.

Fonte: DIAP