MP do mínimo passa a travar pauta do Senado a partir da próxima semana

Por Marcela Cornelli

Esta semana haverá sessões deliberativas no Senado a partir desta segunda-feira, dia 7/6. Isto, em função do feriado de quinta-feira, Corpus Christi, e também porque a partir da próxima segunda-feira, dia 14/6, a MP do salário mínimo passa a travar a pauta do plenário.

Até a discussão propriamente da MP do mínimo haverá grande embate político entre governo e oposição por conta das divergências acerca do valor aprovado na Câmara, R$ 260. A oposição tucano-pefelista insistirá em aprovar sua proposta de R$ 275. A maioria apertada do governo no Senado imporá habilidade e grande capacidade de negociação ao Planalto para aprovar o texto da Câmara.

Segundo o DIAP, ainda não é possível antecipar um prognóstico plausível para a votação da matéria. A maioria governista é tênue e pode haver defecções na base aliada que poderá impor uma derrota ao governo. Na Câmara, cerca de 30% de parlamentares da base aliada votaram contra o governo. Se um terço desse percentual divergir no Senado complicará a vida do governo.

Fonte: DIAP