Movimentos se mobilizam para o Dia do Grito dos Excluídos

Por Marcela Cornelli

As entidades do movimento social brasileiro já estão se organizando para a mobilização do chamado “Dia do Grito”, no próximo dia 07 de setembro. O Grito dos Excluídos é um conjunto de atividades que convergem para a mobilização social e, desde 1995, no Brasil, 07 de setembro é a data escolhida como o dia que representa o movimento. Na América Latina, desde 1999, o Dia do Grito é celebrado em 12 de outubro.

No Brasil, a construção para o Dia ocorre em vários pontos do país. No Centro-Oeste, em Cuiabá (Mato Grosso), várias entidades realizaram, no último mês de julho, um seminário para aprofundar as discussões da 4ª SSB (Semana Social Brasileira), do Grito dos Excluídos, da conjuntura, da Campanha pelo Emprego, ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e soberania nacional. No Nordeste, em Fortaleza (Ceará), houve o Encontro Estadual dos Animadores do Grito, com 50 pessoas das nove dioceses do Estado. Em Limoeiro do Norte, também no Ceará, houve o Encontro Diocesano da Região. Na capital da Bahia, Salvador, no mesmo mês, oficinas, cursos, seminários, teatro, música, fotografia, rádio comunitária, gênero e grupos de hip hop serviram para planejar o processo do 10º Grito deste ano.

A coordenação dos movimentos sociais lançou ainda a Campanha Nacional pelo Emprego, com o slogan “O Brasil quer Trabalhar”. Ela visa agrupar os desempregados e construir um movimento de luta desde o dia 1º de Maio. A campanha realizou manifestações de 12 a 17 de julho em várias capitais do país.

Já o livro “Grito dos Excluídos – 10 anos de Luta” será lançado pela Secretaria Nacional do movimento no próximo dia 02 de setembro, durante a entrevista coletiva de imprensado Grito. A partir do dia 15 de agosto já estará a venda a publicação que conta, em 11 capítulos, a trajetória do Grito, desde 1994.

Para o “dia do Grito” propriamente, estão programadas várias outras atividades no Brasil. Em Salvador, do dia 03 ao dia 05 de setembro, ocorrerá o Seminário sobre o Grito, a 4ª Semana Social Brasileira (SSB) e a Campanha Jubileu Contra a Alca, Dívida e Militarização. Em Belo Horizonte (Minas Gerais) será realizado o III Fórum Social Mineiro, de 03 a 07 de setembro. O lema é “Soberania e Participação Popular” e o encerramento trará manifestações do Grito dos Excluídos, na praça 07, no centro da cidade. Já em Aparecida (São Paulo), as coordenações da Romaria dos Trabalhadores, Romaria a Pé e do Grito organizarão o Ato no Santuário Nacional, no dia 07 de setembro.

Fonte: Adital