Mais de mil processos aguardam julgamento no TSE

Apesar de ter acelerado seu ritmo de trabalho nas últimas semanas, o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] ainda tem um total de 1.673 processos pendentes de julgamento.

Os processos dizem respeito aos pedidos de registro de candidatura e à propaganda eleitoral. Os ministros já apreciaram 1.177 processos que discutiam esses assuntos durante o esforço concentrado do Tribunal, iniciado no último dia 8 de setembro.

Com o fim do prazo para os TRE’s julgarem as impugnações, no último dia 4 de setembro, já diminuiu o número de ações que ingressam diariamente no TSE.

Nos primeiros dias após esta data, a média diária chegou a 280 novos processos protocolados no TSE. Hoje o volume é de aproximadamente 80 recursos por dia.

Para atender à grande quantidade de novos processos, o TSE passou a realizar sessões diárias de julgamento, além de sessões deste final de semana.

Nesta domingo [19] os ministros apreciaram 77 processos e hoje se reúnem, a partir das 17 horas, para nova pauta de julgamentos.

Dos recursos pendentes, 567 estão na Procuradoria-Geral Eleitoral aguardando parecer; 1.043 estão nos gabinetes dos ministros e 63 nas áreas técnicas do Tribunal.

(Fonte: Fenajufe)