Mãe e filha servidoras públicas juntas na luta contra a “Reforma” Administrativa

A servidora pública federal Vera Lúcia Tenório Correia da Silva estava nesta quarta-feira (3) a caminho de um congresso de Medicina em Brasília e, no Aeroporto, registrou a luta dos trabalhadores e entidades sindicais que ali protestavam para pressionar os deputados e deputadas vindos dos estados a votar contra a PEC 32, da “Reforma” Administrativa. Vera é mãe da servidora do TRT-SC Karla Tenório Correia da Silva. Em 25 de maio, Karla, com o coordenador do Sindicato Paulo Koinski, fez uma apresentação sobre os riscos da PEC 32 para os servidores e os serviços públicos em Reunião Virtual organizada pelo Sintrajusc. Na ocasião, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados havia aprovado a PEC com 39 votos favoráveis e 26 contrários.

De maio para cá, a luta contra a proposta, que já vem do ano passado, pulou várias casas. O Sintrajusc, com o Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina, que reúne 25 Sindicatos, tem feito uma série de ações para barrar a PEC.  Entre elas estão a instalação de outdoors nas maiores cidades do estado, passagem de carro de som e panfletagem para alertar a população, divulgação de mensagem em rádios e atos-surpresa como, por duas vezes, a abertura de faixa gigante na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Há também ações específicas para as redes sociais, com cards para pressionar os deputados e deputadas.

Outra ação é na casa dos representantes de Santa Catarina, como foi no Dia do Servidor e da Servidora Pública, em 28 de Outubro. O Fórum organizou um café da manhã na frente da casa da deputada federal Ângela Amin, em Florianópolis, declarada contrária ao servidor e favorável à PEC 32. O protesto contou com a presença da coordenadora Denise Zavarize. Em outras regiões do Estado também foram realizadas manifestações: em Criciúma, os servidores municipais começaram o dia com café em frente à residência do deputado Ricardo Guidi.

Luta em Brasília

Além das atividades em Santa Catarina, o Fórum também está presente em Brasília, se revezando nas comitivas com representantes dos Sindicatos. Entre setembro e outubro, o Sintrajusc enviou três diretoras em três diferentes semanas. Agora, com a possibilidade de a PEC ir à votação, a luta vai subir mais ainda o tom.

Para a servidora Karla, é fundamental que todos os colegas do Judiciário catarinenses se informem sobre os perigos da PEC 32 tanto para quem já está na ativa quanto para os aposentados. “Quanto mais informados, mais nos damos conta de que é preciso barrar essa proposta, na verdade uma granada que acaba com nossos direitos e com os serviços públicos”, alerta.

O coordenador do Sintrajusc Paulo Roberto Koinski também ressalta a importância de todos os servidores e servidoras se engajarem nas atividades divulgadas pelo Sindicato nessa fase de tramitação da proposta. “Mesmo em teletrabalho ou trabalho remoto, é possível pressionar os parlamentares usando os canais divulgados abaixo, todos disponíveis diretamente pelo celular, e, paralelo a isso, o Sindicato continuará à frente das atividades presenciais em Santa Catarina e Brasília enviando representantes e através do Fórum Catarinense contra a PEC 32”, afirma Koinski.

Ele enfatiza a necessidade de os colegas apoiarem o Sindicato e se filiarem, buscando reforçar a luta no coletivo, porque unidos e unidas, como mostram mãe e filha, a luta vai mais longe!

Como pressionar os deputados e deputadas de SC:

Essa luta deve ser de todos, por isso a direção do Sintrajusc convoca a categoria a continuar a pressão aos parlamentares nas redes sociais. Veja, abaixo, como você pode fazer:

– Acesse https://bit.ly/3xPkqj2 e ali escolha um deputado ou deputada de sua preferência e entre em contato com ele ou ela pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e também e-mail). Todos os dados estão embaixo da foto de cada um deles, e há também uma mensagem-padrão. Fique à vontade para fazer a sua!

– Nas suas redes sociais, replique os cards com a foto de cada parlamentar que estão nas redes sociais do Sintrajusc:

Você pode:
1 – Curtir no Coração
2 – Comentar no balãozinho e marcar o deputado ou deputada com o @perfil dele, informado em cada card ali postado
3 – Usar a flechinha e Adicionar a publicação ao seu story, marcando o/parlamentar em @menção
4 – Tire cinco (5) minutos do seu dia para essa atividade!

Para marcar, utilize os dados no final desse texto (separados para o Instagram ou Facebook)

*Importante*: nas suas mensagens, sempre use as seguintes hashtags:

#PEC32Não

#EnterraPEC32

#EstabilidadeCombateCorrupção

#PEC32doDesmonte

#PEC32doRetrocesso

Texto de sugestão:

Caro parlamentar catarinense:
A PEC 32 (“Reforma” Administrativa) é a DESTRUIÇÃO dos Serviços Públicos. Se você defende a educação e a saúde, não pode ser a favor do que está proposto na PEC 32. O objetivo da “reforma” é privatizar e extinguir grande parte do serviço público, acabar com a estabilidade dos servidores permitindo o empreguismo e obediência ao chefe de plantão. A PEC 32 tira direitos não apenas do funcionalismo, mas de toda a população. Prejudica os mais pobres, prejudica o Brasil. Vamos defender a educação e a saúde públicas!
Vote contra a “Reforma” Administrativa, não contribua para destruir os Serviços Públicos.

– Comente, curta e compartilhe as postagens do Sintrajusc em defesa dos serviços e servidores públicos

– Convide o máximo de pessoas que puder para participarem da divulgação. Mobilize os seus colegas e familiares e use os cards da campanha feita pelo Sintrajusc para mostrar os perigos da PEC 32. Elas estão nas contas do Sindicato no Instagram e no Facebook:

PARA MARCAR OS PARLAMENTARES NA RESISTÊNCIA DIGITAL CONTRA A PEC 32

@geovaniadesa

@gilson__marques

@HeIioCosta

Extinção de cargos, fim da estabilidade, redução salarial: Dieese destaca pontos da PEC 32 aprovada pela comissão especial