Leia aqui nota do Sindicato dos Jornalistas sobre a cobertura das manifestações em Florianópolis

Por Marcela Cornelli

Leia abaixo nota oficial do Sindicato dos Jornalistas de SC, sobre a cobertura da imprensa das manifestações em Florianópolis contra o aumento das tarifas de ônibus:

“NOTA OFICIAL

Os jornalistas e a cobertura das manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus

As manifestações populares ocorridas a partir do aumento das tarifas de ônibus urbanos em Florianópolis trouxeram duas preocupações para o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

A primeira diz respeito ao trabalho dos profissionais do jornalismo que estão cobrindo as manifestações. Diversos jornalistas, principalmente repórteres fotográficos e cinematográficos, vem tendo seu trabalho cerceado por policiais militares ou manifestantes. Nesse sentido o SJSC enviou hoje, ao comandante-geral da Polícia Militar e ao Secretário de Segurança estadual, um ofício no qual solicita que garantam o pleno exercício da profissão, uma necessidade básica à livre circulação da informação na sociedade, o que é princípio numa democracia .

A segunda preocupação diz respeito à linha editorial adotada pelas empresas na cobertura desses episódios. Há uma grande carência de investigação jornalística, principalmente em fatos como agressões ou depredações. Nota-se, também, um grande distanciamento entre o que ocorre nas manifestações populares e o que é divulgado.

Os jornalistas não podem aceitar o cerceamento por parte dos veículos. Querem cumprir o seu dever de atender o direito de informação da sociedade. Afinal, esta é a função do jornalismo democrático, ético, plural e cidadão, que a categoria defende.

O SJSC, por fim, une-se à população florianopolitana na luta pela redução das tarifas do transporte coletivo, reivindicação que considera justa face aos repetidos aumentos realizados e à perda de poder aquisitivo dos trabalhadores.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
7 de julho de 2004”