Vitória popular: Juiz suspende reajuste de tarifa de ônibus em Florianópolis

Por Marcela Cornelli

Após intensos protestos na Capital catarinense contra o abusivo aumento nas tarifas de ônibus, organizado por estudantes e pela população em geral, com apoio de entidades e movimentos sindicais e sociais, o juiz federal Jurandi Borges Pinheiro suspendeu o reajuste nas tarifas de ônibus de Florianópolis. A medida foi tomada na noite desta quarta-feira, dia 7/7, atendendo pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ação cautelar foi protocolada às 19h20min.

A intimação à prefeitura de Florianópolis e à Companhia Operadora de Terminais de Integração SA (Cotisa) deve ocorrer na manhã desta quinta-feira. A medida vale a partir da notificação, embora caiba recurso junto ao Tribunal Regional Federal em Porto Alegre.

Para o presidente da OAB em Santa Catarina, Adriano Zanotto, a medida cautelar é preparatória a uma ação civil pública que a entidade vai impetrar na Justiça.

No despacho, o juiz cita ainda os problemas ocorridos a partir de 27 de junho, quando o reajuste começou a vigorar. A onda de protestos que tomou conta de Florianópolis começou no dia seguinte.

Para o líder estudantil Marcelo Pomar, quer chegou a ser ameaçado de morte, a liminar foi uma vitória da democracia e da reivindicação popular. Segundo Marcelo Pomar, os estudantes estarão concentrados hoje à tarde no Largo da Alfândega, em frente ao TICEN para comemorar junto com a população esta vitória.

Apoio ao Presidente da OAB/SC
O SINTRAJUSC parabeniza o presidente da OAB/SC, Adriano Zanotto, que mais uma vez atuou em defesa da cidadania. O Sindicato manifesta total apoio ao presidente da OAB/SC e enviará um ofício à entidade manifestando oficialmente este apoio.

Da Redação com informações do Clic Rbs