Instalada comissão do plano de carreira no STF

Por Marcela Cornelli

Na última sexta-feira (28/5), em reunião no Supremo Tribunal Federal, foi instalada, com a participação da Fenajufe, a Comissão Interdisciplinar que vai tratar da revisão do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal. A reunião contou com a presença de técnicos da área de recursos humanos de todos os tribunais superiores e do TJ-DF. A reunião foi aberta pelo Diretor-Geral do STF, Miguel Fonseca. Os representantes dos tribunais superiores destacaram como oportuna a criação da Comissão para discutir o plano de carreira do Judiciário Federal. Todos concordaram com a posição da Fenajufe de que o debate não deve limitar-se ao aumento da tabela de vencimentos, mas sim avançar para uma discussão ampla de estruturação da carreira.

Para o Diretor-Geral do STF há uma grande defasagem do Judiciário em relação a outros setores com atribuições semelhantes e citou como exemplo a evasão de quadros e a falta de perspectiva de carreira. Segundo ele, tais problemas somente podem ser resolvidos com a criação de um plano de carreira que valorize o servidor.

Miguel afirmou também que é urgente resolver a defasagem salarial. A Fenajufe ressaltou a importância de iniciarmos os trabalhos da comissão no momento em que a categoria se encontra em processo de mobilização e greve por considerar inaceitável reajuste zero para o Judiciário. Neste sentido, foi ressaltado que as principais demandas são a elaboração de um plano de carreira e o aumento da GAJ.

Próxima reunião da Comissão será hoje

Ficou acertado um calendário das próximas reuniões, que serão às terças e sextas-feiras, a partir das 14h. No entanto, nesta semana, a reunião será hoje, dia 31/5, atendendo à solicitação da Fenajufe, em função do ato dos servidores do Judiciário e do MPU que acontece amanhã, em frente ao STF. Também ficou acertado que os técnicos dos tribunais vão avaliar os projetos de planos de carreira de outras categorias, como do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do TCU e do Ministério da Ciência e Energia e fazer um diagnóstico para a próxima reunião. O objetivo é analisar o que é possível aproveitar dessas outras carreiras para a elaboração do plano do Judiciário.

A Fenajufe orienta os sindicatos que criem comissões estaduais para discutir Plano de Carreira do Judiciário e revisão do PCS.

GAJ ainda parada – GREVE NELA

Por enquanto, nenhuma novidade sobre o projeto de aumento da GAJ, motivo pelo qual devemos tratar de fazer a greve crescer em todos os locais. Se não transformarmos a greve num fato político capaz de influir na realidade, a GAJ não sairá das idéias. O Presidente do STF deverá se reunir com a Fenajufe amanhã e cobraremos encaminhamentos concretos.

Da Redação com informações da Fenajufe