Governo lança hoje portal para incentivar adoção de software livre

Por Marcela Cornelli

O governo federal lança, nesta terça-feira (2/12), o portal http://www.softwarelivre.gov.br/ cujo objetivo é estimular a adoção de softwares não proprietários – os chamados softwares livres. Segundo informações da Agência Brasil, o portal vai reunir informações, documentos e notícias, além de uma ferramenta que disponibilizará códigos fontes que poderão ser baixados, utilizados e melhorados pela sociedade.

O lançamento do portal será na 2ª Rodada para o Compartilhamento de Software Livre na Administração Federal, que começou hoje pela manhã em Brasília. O evento apresenta vários aplicativos desenvolvidos em código aberto e passíveis de utilização pela administração pública, entre eles programas voltados para a segurança pública, como o Terracrime do Ministério da Justiça, e a Rede Agrolivre, desenvolvido pela Embrapa para uso na área agrícola e apoio à pesquisa.

No lançamento do portal também será apresentado o Twiki, software que utiliza a certificação digital como ferramenta de segurança de acesso e troca de informações. O Twiki servirá de base para a comunicação entre os membros do Comitê de Implementação de Software Livre. Também está confirmada a apresentação da urna eletrônica desenvolvida em software livre que permitirá a auditagem de sua programação em qualquer época.

Segundo o governo o objetivo é incentivar a adoção e a produção de software livre como instrumento de fortalecimento da indústria nacional, inclusão digital, integração de sistemas e geração de emprego e renda. O software livre é um programa de computador que pode ser usado, copiado, distribuído e aperfeiçoado livremente, sem o pagamento das licenças de uso cobradas pelos fabricantes de softwares proprietários.

Fonte: Portal Vermelho