GAJ: TRT insiste em não cumprir a Lei

Por Imprensa

A Assembléia realizada ontem deliberou pela mobilização da categoria para exigir o cumprimento da Lei que aumentou a GAJ de 12 para 20%, em vigência plena há mais de um mês.

Antes da Assembléia a Presidente do TRT chamou o sindicato para mais uma reunião. A Juíza Águeda disse aos representantes da categoria que resolveu mandar para Brasília os Diretores Geral e Financeiro ontem mesmo, para buscarem esclarecimentos sobre os argumentos levantados pelo sindicato e sugeriu que o sindicato mandasse junto um seu representante.

A informação foi repassada à Assembléia e abriram-se os debates. A indignação geral da categoria ficou patente em todas as intervenções. Um servidor lembrou que sempre arrumam uma desculpa quando o assunto é direito dos trabalhadores. Sempre surge um porém, um obstáculo inédito e inventado pelos mesmos que controlam a “caixa preta” das finanças desde que o tribunal existe. O companheiro lembrou também que há muito tempo nós passamos a exigir que as conquistas de greves sejam garantidas em lei e que em geral ficamos em greve até a aprovação da lei para evitar surpresas e quebras de acordo. Foi assim com o PCS de 1996, transformado em lei e de imediato aplicado, com o de 2002, transformado em lei e imediatamente aplicado. Mas agora estão conseguindo inventar uma forma de mesmo com a garantia na lei, deixar de pagar. Outros oradores que seguiram foram além, dizendo que se é assim, vamos ter que permanecer em greve até o efetivo pagamento. Várias outras intervenções já falavam em entrar em greve agora até o cumprimento da lei.

Foi discutido o ajuizamento de Ação visando o cumprimento da Lei, mas a assembléia achou melhor investir primeiro na mobilização da categoria e aprovou por unanimidade uma paralisação de 2 horas na próxima quarta-feira (20/10), das 13 às 15 horas, com Ato em frente ao TRT e Assembléia Geral para decidir o encaminhamento seguinte, caso até lá a Lei não esteja sendo cumprida. Nesta Assembléia, se for o caso poderemos decidir pela Ação Judicial.

Indignação vem de todo o Estado

Tão logo foi divulgado o resultado da Assembléia o sindicato começou a receber telefonemas de todo o estado, achando que deveríamos radicalizar desde logo pois é inaceitável que o Tribunal não cumpra leis. Companheiros de Chapecó, Joinville, Criciúma, dentre outros, manifestaram a indignação e disposição de luta para garantir nosso direito.

Todos parados dia 20

Das 13 às 15 horas, com Ato e assembléia em frente ao TRT