Frente Parlamentar do Serviço Público retoma discussões sobre Reforma administrativa

A Fenajufe participou de reunião presencial da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP), realizada na noite de quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados. Participaram do encontro as coordenadoras Lucena Pacheco, Soraia Marca e os coordenadores Fabiano dos Santos, Roberto Policarpo e Leopoldo Donizeti. Valter Nogueira, diretor do Sisejufe, também acompanhou a atividade. Entre os pontos discutidos, o espaço de debates trouxe a preocupação com as falas do presidente da Câmara, Arthur Lira, em evento internacional onde sinalizou possível retomada da tramitação da reforma administrativa (PEC-32/20).

O alerta decorre da afirmação de Lira de que a reforma administrativa está pronta para ser votada em plenário. Para que isso ocorra, o parlamentar reconheceu que é preciso buscar “apoio político, empresarial e até da imprensa”, evidenciando intento de retomar com articulações políticas e manobras para avançar a tramitação.

A Frente Parlamentar, instalada em 2007 em defesa do funcionalismo, teve papel fundamental no arquivamento da PEC-32 em 2021. Nesse sentido, foi reforçada, na reunião, a necessidade de retomar a unidade das categorias, definir novas estratégias de atuação e barrar de vez a proposta de reforma, que, se aprovada, destruirá o serviço público.

O apoio das entidades que compõem a Frente, entre elas a Fenajufe, garantiu a reinstalação da organização para a próxima legislatura (2023/2027) no sentido de reforçar a luta em defesa dos serviços e do funcionalismo.

Para a reinstalação oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, marcada para ocorrer dia 13 de junho, está sendo construído um grande evento no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, além das presenças de parlamentares apoiadores, as participações da ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, do Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e do ministro do Trabalho e Previdência Social, Carlos Lupi, estão sendo articuladas.

A reunião da Frente orientou, mais uma vez, que as entidades divulguem o relançamento da organização em suas bases e para que enviem representantes visando preencher todo o espaço do auditório, que comporta 300 pessoas. A cartilha “Mitos e Verdades sobre o Funcionalismo no Brasil: o Perfil dos Servidores ao longo de três Décadas (1986-2022)” será atualizada e relançada na mesma data.

Joana Darc Melo, da Fenajufe