Fórum Social Temático leva 20 mil às ruas de Porto Alegre

Foi aberto oficialmente na tarde desta terça-feira, 24, o Fórum Social Temático 2012, que acontece novamente em Porto Alegre [RS], depois de 11 anos. O tema deste ano é “Crise capitalista, justiça social e ambiental”.

A marcha que abriu o FST teve início por volta das 17h no Largo Jornalista Glênio Peres, no centro da capital gaúcha e seguiu até a Usina do Gasômetro, centro cultural próximo ao centro. O público estimado foi de 20 mil pessoas.

Durante a caminhada, muitas palavras de ordem, especialmente sobre a necessidade de atenção ao meio ambiente. Várias faixas e cartazes, inclusive, pediam o veto da presidente Dilma Rousseff ao Código Florestal e também protestavam contra a construção da Usina de Belo Monte. A presidenteé esperada dia 26, quinta-feira, para participar do Fórum.

O grupo de trabalhadores do Judiciário Federal e MPU, composto por representantes da Fenajufe e dos sindicatos filiados, acompanhou a marcha mesmo debaixo de forte chuva, que começou a cair por volta das 18h, mas não foi suficiente para desanimar os participantes.

Por Janaína Rochido [Sitraemg-MG], do FST 2012  e Fenajuf