Florianópolis e Brasília irão ferver com Atos contra o desmonte da Previdência e das leis trabalhistas

O Sintrajusc convoca todos os servidores para o Ato nas Varas do Trabalho de Florianópolis, na avenida Beira-mar Norte, às 15 horas desta quarta-feira. Depois haverá caminhada até o centro da Capital para participação no Ato Unificado #NenhumDireitoaMenos, #EmDefesaDosDireitos e #ContraAsReformasDeTemer, convocado pelo Fórum de Lutas em Defesa dos Direitos em SC para às 17 horas no Largo da Alfândega. Antes do Ato, o Fórum promove aula sobre a Dívida Pública, ministrada pelo professor Daniel Corrêa da Silva, do Núcleo Catarinense de Auditoria Cidadã da Dívida (ACD/SC), às 16h, no mesmo local.

Os colegas da Eleitoral e da Federal devem se dirigir para o prédio das VTs. O transporte sairá da JF às 14h30. Os servidores no interior do estado podem fazer Ato em suas Unidades ou participar de atividades chamadas por outras categorias.

Reformas em pauta

Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou que marcaria para o período entre 5 e 12 de junho o início das discussões em Plenário sobre a proposta de reforma da Previdência (PEC 287/16). Nesta terça-feira, o relator da reforma trabalhista (PLC 38/17) no Senado, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), também apresentou parecer favorável ao projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). No voto, o relator conclui pela aprovação do texto exatamente como aprovado pela Câmara dos Deputados, com a rejeição das 193 emendas apresentadas ao texto.

Na semana passada, Ferraço havia dito, em nota oficial, que a tramitação do projeto, em razão da crise político-institucional, estava suspensa. A nova decisão de Ferraço, assim como a de Maia, está no contexto da crise. O mercado, vendo o governo de Michel Temer (PMDB) naufragar, quer acelerar as reformas para garantir que, pelo menos, a trabalhista seja chancelada.

#OcupaBrasília

Nesta quarta-feira, Brasília será, mais uma vez, palco de atos e protestos. De Santa Catarina há quase duas mil pessoas a caminho da Capital federal, entre elas servidores do Judiciário Federal que se inscreveram para a caravana. A expectativa é que a Marcha Nacional #OcupaBrasília ganhe força, principalmente depois das denúncias de corrupção na delação premiada do dono da JBS, Joesley Batista, que envolvem Michel Temer. Batista lança ainda suspeição sobre Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes – citados como staff de apoio do senador Aécio Neves no STF. Em meio à grave crise política que o governo está tendo que enfrentar, com Temer e seus aliados afundados em denúncias de corrupção e gravações comprometedoras, é momento de esforço máximo para barrar as reformas trabalhista e da Previdência. Em nível local e em Brasília, nos juntaremos aos que nesta luta irão fazer parte de um momento histórico de defesa dos direitos dos trabalhadores.