Fenajufe e Sindicatos de base fazem semana de mobilização no congresso pela derrubada do veto ao NS

11/10/2022 – Durante toda a semana, Fenajufe e sindicatos de base se mobilizaram para atuar no Congresso Nacional pela derrubada do veto de Jair Bolsonaro ao nível superior (NS) no PL 3662/21 (veto nº 51/2022); o projeto deu origem à Lei nº 14.456/2022.

Desde o veto de Bolsonaro em setembro, os dirigentes têm trabalhado intensamente junto aos parlamentares pela sua derrubada. O veto deverá ser analisado pelo Congresso Nacional em sessão conjunta. Nesse ponto, transcorridos 30 dias de tramitação, esse veto trancará a pauta de deliberação do plenário. Para derrubar, são necessários, ao menos, 257 votos na Câmara e 41 no Senado.

Relembre

O PL 3662/21 — do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — foi aprovado no Congresso Nacional com duas emendas articuladas pela Federação: uma que trata da essencialidade dos técnicos e analistas para a atividade Judicial e, a segunda, que estabelece o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário.

No entanto, frustrando a categoria, no dia 21 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 14.456/22 com veto aos artigos 1º e 4º do projeto, objetos do veto nº 51/2022, que tratam do ingresso para o nível superior. A essencialidade foi mantida.

PLP 189/2021

Além do NS, nas visitas aos gabinetes também foi abordado o Projeto de Lei Complementar n° 189/2021, de iniciativa do Poder Executivo, que pretende tornar a autarquia federal INSS como a entidade gestora dos recursos e benefícios custeados pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores da União.

As representantes do Sindjufe/MS sugeriram aos parlamentares e seus assessores rejeição desse PLP. Na ocasião, apontaram as impropriedades e incongruências desse projeto de lei, dentre elas a inconstitucionalidade de alguns dispositivos e a falta de estrutura e de pessoal no INSS para atender os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e acrescentar, ainda, os segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União.

Da Fenajufe

No encontro também foi entregue ao Diretor-Geral a pauta de reivindicações das servidoras e servidores do Judiciário Federal

A Fenajufe voltou ao Supremo Tribunal Federal para defender as pautas de interesse das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União. Nesta quarta-feira, 9, as Coordenadoras Lucena Pacheco e Márcia Pissurno e os Coordenadores Fábio Saboia e Roberto Policarpo, reuniram-se com o Diretor-Geral do STF, Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi e o Secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, Cícero Rodrigues Oliveira Gomes.

No encontro foram tratados temas de extrema relevância para o conjunto da categoria, com foco em dois eixos, sendo eles a retomada das atividades do Fórum Permanente de Carreira e os Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional que versam sobre a recomposição salarial da categoria (2441/22); o veto de Bolsonaro ao NS (veto 51) e o PL 2447/22 (Polícia Judicial).

Com a retomada do Fórum, o objetivo da Fenajufe é dar continuidade e aprofundar discussões acerca da alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico – o NS – bem como avançar no debate sobre a Polícia Judicial, o reenquadramento dos Auxiliares; VPNI, o Adicional de Qualificação e a política salarial para a categoria, entre outros.

Ao final, os dirigentes entregaram aos representantes do STF, a pauta de reivindicações da categoria detalhando pontos como:

– Política Salarial

– Alteração do requisito de escolaridade do Cargo de Técnico Judiciário para Nível Superior – importante reivindicação dos trabalhadores do Poder Judiciário

– Reenquadramento dos Auxiliares Judiciários para o Nível Intermediário

– Carreira Judiciária – Estabelecimento de estudos sobre a carreira judiciara como instrumento de gestão, atualização dos processos de trabalho em função das inovações tecnológicas e alternativas de modernização e valorização dos cargos como típicos de Carreira de Estado;

– Políticas de valorização do Cargo de Analista Judiciário;

– Garantia aos servidores que complementaram os requisitos exigidos, até 18/01/95, ao recebimento na aposentadoria da vantagem prevista no art. 193 do RJU;

– 13,23% – TEMA 1061 STF (RE 1.208.032/DF)

– Regramento para ocupação de Funções Comissionadas e Cargos em Comissão;

– Acumulação de GAE e GAS com Função Comissionada e Cargos em Comissão;

– Regulamentação da estrutura da Polícia Judicial;

– Adicional de Qualificação;

– GAS na Aposentadoria;

– Estabelecer estudos sobre atualização das estruturas de mobilidade na carreira;

– Trabalho Remoto, Teletrabalho, Inovações Tecnológicas e mudanças no processo de trabalho com impactos na Carreira;

– Incremento orçamentário os planos de saúde de gestão própria e reajuste da parcela paga pela União;

– Quitação de passivos devidos à categoria;

– Combate ao assédio moral e sexual; e

– Combate a todas as formas de discriminação

Da Fenajufe