Entidades divulgam nota repudiando ação violenta da PM em Florianópolis

Por Marcela Cornelli

Leia abaixo a íntegra da nota referente aos acontecimentos dos últimos dias, quando trabalhadores e estudantes protestam contra o aumento da tarifa de ônibus na capital:

“Pela primeira vez na história recente de Florianópolis a Polícia Militar recorreu de extrema violência contra a população de nossa cidade. Manifestação legítima de todas as pessoas da cidade pelo direito de ir e vir. Dezenas de pessoas presentes foram agredidas com balas de borracha e gás lacrimogêneo, manifestantes detidos sendo tratados de forma violenta, desprovidos de seus direitos. Houve até mesmo denúncias de tortura.O Brasil é um país democrático, permitindo a livre manifestação pública e pacífica. Os atos violentos e abusivos cometidos pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira não podem se repetir. Tudo isso nos remete aos tempos da ditadura.Por isso, nesta nota pública demonstramos nosso repúdio às ações violentas da Polícia Militar na noite de quarta-feira, 30 de junho. Exigimos que a Secretaria de Segurança Pública tome providências para evitar que esta situação se repita. Caso contrário, a mesma será responsabilizada pelas conseqüências.

Fórum popular, sindical e estudantil em defesa do transporte público de qualidade, CUT/SC, Centro de Mídia Independente, Movimento em Defesa do Passe Livre, UFECO, Sindicato dos Bancários, UJS, SINTE – REGIONAL de FLORIANÓPOLIS, SINTAE, MOPES”

Fonte: CUT/SC