Encontro Nacional aponta necessidade de aprofundar discussões sobre carreira

Delegados(as) e Observadores(as) reuniram-se por videoconferência no sábado, 7, no Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe, que teve 158 inscritos(as) de 17 sindicatos, entre eles o Sintrajusc.

Nos informes, compartilhamento de experiências na mobilização nos estados contra a “Reforma” Administrativa e na defesa da categoria. Os Sindicatos defenderam a unidade da categoria na defesa da carreira, evitando embates entre segmentos como Analistas e Técnicos e até mesmo divisões internas nos segmentos.

Questão também defendida pelas entidades filiadas foi organizar a intensificação das mobilizações para a Greve Geral do 18 de agosto, no entendimento de que a luta contra “Reforma” Administrativa precisa ganhar maior adesão de servidores(as) do Judiciário para ocupar as ruas como espaço de luta.

Sobre  a indicação de Greve Geral do 18 de agosto, o Sintrajusc fará Assembleia Geral Virtual nesta terça-feira, dia 10 de agosto, às 19h30, via Google Meet, para deliberar sobre a paralisação. O link para participação é https://meet.google.com/ywi-uuej-knv

Discussões

Temas como a melhoria do Adicional de Qualificação, a situação dos Auxiliares, Polícia Judicial e alteração do nível de escolaridade para Técnicos foram tratados dentro das possibilidades e restrições às quais o Encontro se limita.

A pluralidade de ideias ficou manifesta nas falas. Mas deixaram claro que há muito o que ser discutido pela categoria em todos os níveis, principalmente aspectos técnicos e orçamentários que permeiam debates como o NS ou a valorização da carreira de Analista.

Atuação da Fenajufe

A condução do debate de carreira e a articulação da Fenajufe no Fórum Permanente de Carreira do CNJ foram repercutidas nas falas dos participantes. Elogiosas também foram as referências em relação ao tratamento dado ao NS pela atual Executiva. Com os brutais ataques recebidos pela categoria, recrudescidos a partir de 2016, colocar o tema em discussão, ainda que no contexto da reestruturação ampla da carreira no Fórum do CNJ, é um grande avanço.

Desafios

Preocupação apontada pelos(as) delegados(as) e observadores(as), o divisionismo é um dos grandes desafios a serem vencidos com urgência. Na avaliação dos participantes, prática e discurso divisionistas têm causado danos extremos à carreira ao turvar entendimentos, dificultando o estabelecimento de objetivos comuns.

Propostas

Quanto às propostas originadas nos estados e encaminhadas ao Encontro, todas foram remetidas para análise da Direção Executiva.

O próximo encontro nacional será o de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, em 21 de agosto.

Pressão no Parlamento

Para auxiliar o trabalho de mobilização pelas redes sociais contra a “Reforma” Administrativa, a Fenajufe disponibilizou a plataforma Mobliza Fenajufe. A plataforma pode ser acessada pelo endereço https://mobiliza.fenajufe.org.br/ e nela está disponível o Carômetro dos parlamentares até o momento indicados para a Comissão Especial, a quem você poderá enviar mensagens de pressão – no caso dos deputados indecisos e favoráveis à proposta – ou de agradecimento, para os parlamentares que se declararam, declaram e se declararem contrários à PEC 32/2020.

Essas mensagens que você enviar poderão ser entregues ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter, bem como enviadas ainda por e-mail. As mensagens são personificáveis, se assim o desejar.

Com informações de Luciano Beregeno, da Fenajufe, e edição do Sintrajusc