Em nova reunião com diretor geral do TRE-SC, Sintrajusc e SINDPD/SC discutem melhores condições de trabalho

O Sintrajusc e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD/SC), representante dos trabalhadores da iniciativa privada que atuam no depósito central de urnas eletrônicas do TRE-SC, reuniram-se na quarta-feira (27) com o diretor geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, para conversar sobre as condições de trabalho e o relacionamento dos funcionários com a empresa privada que administra o local. O diretor geral se comprometeu a dar andamento nas questões apresentadas pelos sindicatos.

Participaram da reunião, os coordenadores do Sintrajusc Maria José Olegário e Paulo Koinski e os diretores do SINDPD/SC Gilberto Ricci e Ronaldo Gariglio Barreto de Andrade.

O trabalho conjunto do Sintrajusc e do SINDPD/SC tem se mostrado uma experiência importante e bastante produtiva a luta por melhores condições de trabalho e contra o assédio moral a servidores/as e funcionários/as terceirizados. As primeiras ações conjuntas foram realizadas em maio, com visitas ao depósito central de urnas eletrônicas do TRE-SC em São José, a Zona Eleitoral e Vara do Trabalho de Palhoça para conhecer as condições de trabalho e distribuir do Assediômetro, um “termômetro” que indica as condições de locais e comportamentos sadios e os sintomas de quando essa condição se altera, podendo levar ao sofrimento psíquico. Nos meses de maio e junho, ambos os sindicatos se reuniram com o diretor geral do TRE/SC para buscar melhoria das instalações no depósito de urnas, mudanças na organização dos locais de trabalho e na forma e realização das atividades em prol da saúde dos servidores e terceirizados.

A coordenadora do Sintrajusc Maria José Olegário destacou a importância da união de forças dos sindicatos para buscar a proteção e a qualidade de vida do trabalhador, visto a presença cada vez maior de trabalhadores/as terceirizados no serviço público. “Os dois sindicatos precisam trabalhar juntos e caminhar sempre juntos, encontrando soluções para as demandas que afetam os trabalhadores do setor público e privado, buscar a proteção do trabalho seguro, da qualidade de vida no trabalho e o bem-estar do trabalhador”.

O diretor do SINDPD/SC Gilberto Ricci ressalta a continuidade da luta conjunta dos sindicatos. “Em situações onde órgão público e empresa privada agem em conjunto contra os direitos dos terceirizados, os sindicatos de trabalhadores não podem se furtar de estar na luta juntos. Continuaremos atuando, ao lado do Sintrajusc, contra o assédio moral, a carga excessiva de trabalho e em defesa do direito de livre associação sindical dos terceirizados”.

A união dos sindicatos tem sido um importante passo para o fortalecimento da luta e para a conquista de vitórias da classe trabalhadora. Um desses exemplos vitoriosos é o Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, hoje com mais de 100 participantes e do qual o Sintrajusc faz parte. O Fórum faz várias ações conjuntas desde a luta contra a reforma da Previdência, em 2019, com destaque para a pressão que resultou exitosa contra a reforma administrativa, em 2022.

Reunião com DG do TRE-SC