Em assembleia, maioria aprova não adesão dos servidores de Santa Catarina à greve

Em Assembleia Geral virtual realizada nesta quarta-feira (16) tendo como pauta a deliberação sobre a greve pela recomposição salarial, por maioria foi aprovada a não adesão dos servidores do Judiciário Federal de Santa Catarina ao movimento nacional dos servidores públicos federais.

Por deliberação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e da Plenária Nacional das Entidades do Serviço Público Federal, a greve iniciará dia 23. A pauta é a defesa dos serviços públicos (contra a PEC 32, da “Reforma” Administrativa), pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (Teto de Gastos) e pela recomposição emergencial de 19,99%, índice referente às perdas no governo Bolsonaro. Até agora, o governo não se manifestou sobre a pauta de reivindicações dos servidores públicos.

Ontem, Dia Nacional de Mobilização, as coordenadoras Denise Zavarize e Elça de Andrade Faria estiveram nas Varas do Trabalho de Florianópolis para conversar com os e as servidoras sobre a luta do funcionalismo público federal, cujos vencimentos mês a mês perdem poder de compra. Em reunião com a Fenajufe, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, assumiu o compromisso de pautar a reposição de servidores e servidoras em sessão administrativa, mas isso ainda não ocorreu.