Em apenas 6 anos, dívida é paga em mais de 2 vezes a e aumenta 43%

No final de 2002, a dívida líquida total do governo federal, sem estados e municípios, era de R$ 566 bilhões. Entre 1º de janeiro de 2003 e 2008 (o valor de 2008 é relativo ao que está autorizado no Orçamento), foram pagos R$ 1,217 trilhão ou 2,14 vezes o valor inicial. No entanto, a dívida atual (situação em junho de 2008, devendo aumentar um pouco mais até o final do ano) é de 812 bilhões. Mesmo pagando-se algumas vezes o montante inicial, ela subiu em mais 43,31%.
Entre o que foi pago e o aumento da dívida o prejuízo à nação foi de R$ 1,462 trilhão (veja com maiores detalhes no sítio do Sindicato as tabelas e gráficos).
Explicar que a dívida já foi paga várias vezes, não é novidade. O problema é a velocidade com que ela é paga e aumenta, mesmo numa conjuntura de inflação “controlada”.
Para se ter uma noção, com o que foi pago daria praticamente para dobrar a remuneração dos servidores durante o período.
Os juros elevados praticados pelo Banco Central – os mais altos do mundo é o principal motivo dessa situação.
Outro fator para o crescimento foi o que o governo considera como o fim da dívida externa. Pois com a diferença cambial, houve uma imensa perda ao país, ao fim e ao cabo, aumentando ainda mais o total da dívida pública.
Para cobrir esse rombo no câmbio, só em 2007 o Banco Central teve um prejuízo de R$ 46,6 bilhões, e, em 2008, está previsto no orçamento mais R$ 35,3 bilhões.
Agora com a crise financeira mundial, por mais que governo e empresário acreditem que ela não vai chegar ao país, a dívida é um grande fator de pressão, particularmente pela diminuição de recursos que o governo poderia dispor para tomar medidas emergenciais para conte-la.
Também diminui as possibilidades de investimentos, por exemplo, para a exploração do petróleo no pré-sal.
É necessário romper com essa política onde a dívida com os bancos é paga regular e generosamente. Porém não é paga a imensa dívida social com a maioria do povo brasileiro.

Washington Luiz Moura Lima
Economista, assessora Sindicatos de Trabalhadores do Poder Judiciário Federal
Pagto. da dívida do governo federal 2003/08 (55 downloads )