Eleições municipais de 2004

No próximo dia 03 de outubro teremos eleições municipais para eleger prefeitos(as) e vereadores(as) das cidades brasileiras.

A Central Única dos Trabalhadores conforme resoluções anteriores de sua Direção reitera a importância da participação da base cutista em apoio às candidaturas progressistas identificadas com o campo democrático-popular, com os interesses da classe trabalhadora brasileira.

Estas eleições devem ser um momento para ampliarmos a democracia no país, tornando-a uma realidade presente no cotidiano de milhões de brasileiros e possibilitando mudanças estruturais mais profundas, de forma mais rápida, com maior qualidade e abrangência. Devemos sobretudo avançar e não permitir retrocessos.

As políticas municipais, e regionais, representam importantes espaços de formulação e de ação das políticas públicas, dizem respeito aos interesses diretos e imediatos dos cidadãos e dos trabalhadores. E esta importância cresce na medida que administrações municipais do campo democrático-popular têm implementado significativas e inovadoras experiências de envolvimento e participação de instituições da sociedade civil e dos cidadãos em geral, além de redirecionar o investimento público nas políticas sociais, priorizando as populações mais carentes e ajudando assim a construir um novo país.

Esta compreensão está expressa na Carta Compromisso, documento aprovado pela Direção Executiva Nacional, que busca estabelecer junto aos candidatos a adesão à políticas de geração de emprego e renda, de democratização das políticas públicas. Reiteramos a orientação para que os(as) companheiros(as) procurem os(as) candidatos(as), para que estes assumam publicamente estes compromissos junto à população.

(João A.Felício/secretário geral da CUT)