Documento contra perseguições será entregue à Casa Civil e ao STF

A secretária Nacional de Política Sindical da CUT, Rosane da Silva, o Diretor Executivo, Francisvaldo Mendes de Souza, e o Secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Roque Assunção, acompanhados de assessoria jurídica, entregarão na próxima quarta-feira [22/09] à Casa Civil e ao STF, o documento, resultado do “Seminário Nacional sobre Demissão de Dirigentes Sindicais – Democratizando o Mundo do Trabalho. No texto, a CUT reivindica ações do Judiciário e do Executivo para conter perseguições a dirigentes sindicais.

O documento já foi entregue ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho [TST], ministro Vantuil Abdala, e de acordo com a CUT, será entregue a vários outros órgãos públicos e entidades que lutam em defesa dos direitos humanos.

O aumento das perseguições políticas a sindicalistas nos últimos dez anos, traduzidas principalmente em demissões – ferindo a imunidade sindical, garantida pela Constituição – e assassinatos de dirigentes, vem se tornando um fator importante para a fragilização do movimento sindical no país.

Dados preliminares e incompletos apontam que as perseguições na última década atingiram mais de 200 dirigentes rurais, e, apenas entre os Metalúrgicos, mais de 80 sindicalistas.

(Fonte: Da Redação, com Agência CUT)