Dia Nacional de Lutas na terça-feira, 4 de dezembro

Reunião ampliada aprova atos em Brasília e nos Estados pelo pagamento dos passivos e contra a retirada de direitos

BRASÍLIA – 26/11/07 – Cerca de 60 servidores, vindos de vários Estados do país, participaram neste domingo, 25 de novembro, de reunião ampliada da Fenajufe, em Brasília. No encontro, que reuniu representantes da Fenajufe e de sindicatos filiados [Sindjus/DF, Sintrajud/SP, Sintrajufe/RS, Sintrajufe/PI, Sinpojufes/ES, Sitraemg/MG, Sinjuspar/PR, Sindiquinze/SP, Sindjero/RO, Sinje/CE, Sisejufe/RJ, Sindjuf/PB, Sindjuf/PA-AP, Sintrajusc/SC, Sindjufe/MS, Sindjufe/BA, Sintrajuf/PE, Sindjus/AL e Sinjufego/GO], foi discutida a atuação da categoria nos próximos meses contra os projetos que retiram os direitos dos trabalhadores e em defesa dos interesses da categoria.

Entre um dos temas mais debatidos na ampliada foi a decisão do Conselho Nacional de Justiça de suspender todos pagamentos administrativos, referente a passivos, até que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação popular, impetrada pelo coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo, que contesta legalidade do recebimento das verbas pelos magistrados. As intervenções dos presentes na ampliada criticaram a postura do CNJ e reafirmaram a necessidade de intensificar a atuação da categoria em defesa do pagamento dos passivos.

Após várias avaliações, os servidores aprovaram realizar o Dia Nacional de Lutas, na terça-feira, 4 de dezembro, com mobilização em Brasília, no CNJ. Na atividade, os representantes da Fenajufe e dos sindicatos reivindicarão o pagamento dos passivos, repudiando a decisão do Conselho. A reunião ampliada também orienta que os sindicatos realizem atos nos Estados, também no dia 4 de dezembro, com os servidores nos tribunais.

Outros pontos também abordados na reunião foram: regulamentação do PCS, manutenção do recesso forense dos servidores do Judiciário, PL 319, direito de greve, PLP 01 e PL 248 [demissão do servidor estável].

Reunião ampliada em fevereiro
Além do dia Nacional de Lutas no dia 4 de dezembro, os servidores também aprovaram, como parte do calendário dos próximos meses, uma reunião ampliada no dia 24 de fevereiro, para discutir, entre outros pontos, avaliação sobre a participação da Fenajufe no GT de negociação coletiva do Ministério do Planejamento; participação na paralisação que será realizada, em abril, pelo conjunto dos trabalhadores contra as reformas; e a luta contra os PLs 1987/07 [alteração da CLT] e 1990/07 [ reconhecimento das centrais sindicais].

A convocatória da próxima reunião ampliada ainda será encaminhada pela Fenajufe a todos os sindicatos filiados.

Fonte: FENAJUFE