Delegados aprovam tese base do V Congrejufe

Por Marcela Cornelli

Leia abaixo as notícias do V CONGREJUFE:

Os trabalhos de ontem (29/4) do V Congrejufe iniciaram com a discussão e votação das teses. Com 151 votos, foi aprovada como tese base o texto “Dignidade, lutar para conquistar”, apresentada pelo diretor da Fenajufe, Roberto Policarpo; ficando em segundo a tese “Fenajufe independente para combater os governos do capital”, com 87 votos, defendida por Marcos Valério, também diretor da Fenajufe. A tese “Desatrelamento oficial já: por uma Fenajufe independente, combativa e transparente”, apresentada pelo presidente do Sindjuf/MT, Leonardo Baralle, teve 43 votos. “Fortalecer a Resistência”, tese assinada pelo grupo Fortalecer a CUT, agrupamento representado pelas diretoras Madalena Nunes e Jaqueline Albuquerque, contou com o voto de 20 delegados; e “Fenajufe pela Base e independente do governo”, dos representantes do Distrito Federal do Ministério Público, dentre eles a diretora Cristine Maia; teve 19 votos. Ao todo, votaram 320 delegados.

A tese aprovada contou com o apoio do grupo ligado à Corrente Sindical Classista, que retirou a tese “Nada muda se não mudar a política econômica”, defendida pelo diretor da Fenajufe, Caio Teixeira. O texto base também teve apoiou do grupo que defendeu “Por mudança na política econômica em defesa dos trabalhadores”, apresentada pela diretora do Sintrajufe/RS, Silvana Klein.

Já a tese que ficou em segundo lugar no número de votos, apresentada pelo Coletivo do Pensamento Radical, obteve o apoio do grupo que reúne os diretores da Fenajufe Démerson Dias, do Movimento por um Novo Partido, e Ana Luiza, do MTS (Movimento por uma Tendência Socialista), entre outros, que retirou a tese “Os trabalhadores resistem heroicamente à ofensiva do Imperialismo”.

A tese escolhida ontem pelo plenário será discutida hoje à tarde nos oito grupos. Depois dos debates, serão apresentadas propostas de emendas, que serão remetidas ao plenário final para aprovar as resoluções do 5º Congrejufe.

Ampla maioria do plenário aprova contas da Fenajufe
Antes da discussão das teses, o plenário do 5º Congrejufe avaliou o relatório do Conselho Fiscal sugerindo a aprovação das contas da Fenajufe da gestão 2001 a 2004. Com o apoio da maioria dos delegados presentes no plenário e apenas quatro votos contrários, foram aprovadas as contas da federação deste período.

O documento foi apresentado pela representante do Conselho Fiscal da Fenajufe, Sandra Zadonati, e defendido pelos diretores Démerson Dias e Cláudio Azevedo.

Fonte: FENAJUFE