CUT/SC comemora 20 anos amanhã

A Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina comemora amanhã (28 de agosto) seus 20 anos de história. “Esse é um momento único e orgulha a todos que participaram da fundação da mais bela experiência de organização da classe trabalhadora”, lembrou o presidente da CUT-SC, Paulo Roberto Gonçalves.

A CUT tornou-se a maior central sindical da América Latina e tem 115 sindicatos filiados no estado. “Somos uma Central independente e temos uma participação decisiva, influência, na direção ou formação de opinião”, lembrou o presidente da CUT-SC.

Foi assim quando divulgou os nomes dos políticos que votaram contra os trabalhadores e a favor das mudanças no artigo 618 da CLT (no governo FHC). Foi assim em 1992 quando a CUT exigiu: “Basta de Corrupção!”; “CPI para valer!” ; “impeachment Já!” e “Fora Collor”.

Também foi assim na Campanha pelas Diretas, Já!. Foi assim na defesa do patrimônio público dos catarinenses e contra a privatização de empresas como Casan, Eletrosul, Besc e Celesc. Foi assim na campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial e na campanha contra o trabalho aos domingos.

“Somos uma entidade de representação sindical que tem como compromisso a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora” disse Paulo Roberto Gonçalves. E isso inclui ainda a luta por melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação social e construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. “Estaremos na luta pelos direitos dos cidadãos, sempre”, concluiu. (Fonte: CUT/SC)