Congresso volta, mas só vai votar na segunda semana

Por Marcela Cornelli

A Câmara e o Senado vão funcionar mesmo por poucos dias úteis durante o mês de agosto e precisamos aprovar o projeto da GAJ ainda este mês.

Segundo a Fenajufe, as votações só deverão ocorrer mesmo na segunda semana o que dá tempo de termos o resultado de todas as assembléias sobre a proposta de acordo.

Nesta terça, os dirigentes da Fenajufe vão ao Congresso e ao STF a fim de acompanhar de perto a tramitação do projeto de aumento da GAJ no Congresso Nacional.

As posições definidas nas assembléias já realizadas indicam uma tendência pela aceitação da proposta, embora ressaltem que essa não atende por completo as reivindicações da categoria, que era pela implementação integral do aumento da GAJ para 30%. A maioria das assembléias também indicou que os servidores do Judiciário Federal e do MPU devem permanecer na luta pela implementação do plano de carreira, contra o reajuste zero e em defesa de uma política salarial unificada para o conjunto do funcionalismo público federal.

Até o momento, já discutiram a contraproposta com a categoria os sindicatos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Pernambuco, Pará e Mato Grosso. Outros estados marcaram assembléia para o início dessa semana.