Congrejufe aprova indicativo de greve para início de maio

Os delegados do 7° Congrejufe aprovaram, por unanimidade, o calendário de luta contra o congelamento salarial e pela aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/07. O calendário foi votado na plenária final, durante a apreciação das propostas do Plano de Lutas, que norteará a atuação da Fenajufe, dos sindicatos de base e de toda a categoria nos próximos três anos.

As atividades do calendário começarão em 15 de abril, com o Dia Nacional de Luta contra o PLP 549/09, que congela o salário dos servidores públicos. A manifestação está sendo organizada pela CUT e pelas entidades que compõem a Cnesf [Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais]. De 13 a 23 de abril os sindicatos realizarão, em todos os Estados, rodada nacional de assembleias para discutir o indicativo de greve pela aprovação dos projetos que revisam os PCSs do Judiciário Federal e do MPU.

Ainda como parte do calendário aprovado na plenária final, a Fenajufe convocará uma reunião ampliada para o dia 24 de abril. Seguindo a decisão de alteração estatutária, votada na segunda-feira [29], a reunião terá caráter deliberativo e os critérios para eleição de delegados serão encaminhados a todos os sindicatos na convocatória da ampliada.

Também foi aprovado pelos delegados do 7° Congrejufe o indicativo de greve para os dias 5 e 6 de maio. A Fenajufe orienta que os sindicatos promovam o debate com a categoria na rodada de assembleias e construam a greve por tempo indeterminado.

“Os projetos de revisão salarial estão parados na Comissão de Trabalho. Se nas outras comissões demorarem esse tempo, os PLs não serão votados este ano. Por isso, somente a mobilização será capaz de agilizar a tramitação”, afirma Lúcia Bernardes, coordenadora da Fenajufe. Ela orienta que os sindicatos mobilizem todos os servidores, por meio de atividades nos locais de trabalho, para construirem uma grande greve a partir de maio.

Políticas Permanentes
Os delegados do 7º Congrejufe também aprovaram na plenária final  [dia 31] que a Fenajufe deve realizar, este ano, uma plenária nacional extraordinária para votar as propostas de resolução referentes a Políticas Permanentes. Todos os itens que serão submetidos à plenária foram debatidos e votados nos dez grupos de trabalho, que se reuniram no dia 29.
A data da plenária extraordinária ainda será definida pela Diretoria Executiva da Fenajufe.

Leonor Costa – De Fortaleza