Começa hoje o principal evento deliberativo da categoria em 2012

Servidores do Judiciário Federal e do MPU de vários estados do país desembarcam amanhã, 4 de maio, em São Luis, no Maranhão, para mais uma Plenária Nacional da Fenajufe. Até o domingo [06], mais de 300 pessoas, entre delegados e observadores, eleitos em assembleia geral do seu respectivo sindicato, debaterão os principais assuntos de interesse da categoria no momento, com destaque para a luta em defesa da aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09.

Na XVII Plenária Nacional da Fenajufe, o segundo maior fórum deliberativo da Federação [perdendo apenas para o Congrejufe, onde é eleita a diretoria da Fenajufe],
os delegados, durante o debate sobre o Plano de Lutas, deverão aprovar um novo calendário de mobilização para os próximos meses. A ideia da Fenajufe é discutir, de forma aprofundada, com os representantes da categoria, novas ações visando o fortalecimento da campanha pela revisão salarial.

Para o coordenador geral da Fenajufe Saulo Arcangeli, que também é coordenador geral do Sintrajufe-MA [sindicato anfitrião da Plenária], os três dias de trabalho servirão para que os representantes da categoria avaliem as diversas dificuldades enfrentadas pelo conjunto do funcionalismo para, a partir daí, aprovar novas ações de combate à política de reajuste zero do governo federal. “Esperamos que nessa Plenária aqui de São Luis possamos deliberar ações visando não somente a aprovação do nosso plano, mas também a derrubada de projetos que retiram nossos direitos, em curso no Congresso Nacional. Temos a satisfação de receber delegações de todo o país para aprovarmos, juntos, um calendário de luta capaz de conquistar a revisão salarial e derrotar os ataques do governo Dilma”, explica Saulo.

As teses inscritas e mais informações sobre a Plenária estão disponíveis na página da Fenajufe, no link: http://www.fenajufe.org.br/XVII-Plenaria/plenaria2012.htm.

Programação terá debates e atividade cultural
O primeiro dia da XVII Plenária Nacional será marcado pelo acalorado debate sobre Conjuntura, momento em que os diversos campos políticos que compõem a Fenajufe deverão fazer suas análises sobre o cenário político nacional e internacional. Para enriquecer a discussão, o painel contará com palestras de três pessoas ligadas ao movimento sindical brasileiro: Vera Miranda, engenheira, especialista em Gestão Pública e ex dirigente da Fasubra Sindical; Daniel Romero, que é formador do Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos [Ilaese]; e Pedro Armengol, diretor da CUT Nacional e da Condsef.

No mesmo dia, o médico do trabalho e assessor de saúde do Sindicato dos lúrgicos de Porto Alegre e Canoas e do Sintrajufe-RS, Rogério Dorneles, abordará o tema processo eletrônico e teletrabalho.

Para encerrar as atividades do primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentação de danças e festejos populares do Maranhão, como tambor de crioula, cacuriá, bumba-meu-boi, com o grupo Cia Festança. Na mesma programação cultural de sexta-feira, haverá a apresentação do Bumba-meu-boi Mirantes da Ilha, momento em que será mostrado aos participantes da XVII Plenária Nacional da Fenajufe uma das manifestações culturais mais marcantes do estado do Maranhão.

Confira abaixo a programação da Plenária Nacional da Fenajufe.

4/5/2012 – [sexta-feira]
15h00 – Início do credenciamento
16h00 – Abertura
16h30 – Painel de Conjuntura
Palestrantes
Vera Miranda – Engenheira, especialista em Gestão Pública e ex dirigente da Fasubra Sindical
Daniel Romero – Formador do Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos [Ilaese]
Pedro Armengol – Diretor da CUT Nacional e da Condsef
10h00 – Processo eletrônico – Teletrabalho
Palestrante
Rogério Dorneles – Médico do Trabalho na Fundação CEEE e assessor do Sindicato dos lúrgicos de Porto Alegre e Canoas e assessor de saúde do Sintrajufe-RS
19h30 – Regimento Interno
20h00 – Encerramento do credenciamento do dia
20h00 – Coquetel e atividade cultural, com os grupos Cia Festança e Bumba-meu-boi Mirantes da Ilha
22h00 – Encerramento

5/5/2012 [sábado]
08h30 – Início do credenciamento
09h00 – Apresentação das teses
12h00 – Encerramento do credenciamento
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Conjuntura
15h30 – PCS
17h00 – Intervalo para lanche
17h30 – Prestação de contas e apresentação do resultado da sindicância
20h00 – Jantar, com show musical com a cantora Lívia Amaral

6/5/2012 [Domingo]
09h00 – Plano de lutas
12h00 – Intervalo para almoço
14h00 – Plano de lutas e moções
18h00 – Encerramento