Coletivo de Pretas e Pretos da Fenajufe promove debate na campanha dos 21 dias de ativismo contra o racismo

14/03/2023 – A Fenajufe vai participar da 7ª edição da “Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” deste ano. A representação será pelo Coletivo de Pretas e Pretos com participação da coordenadora Sandra Dias e dos coordenadores Jaílson Laje e Luiz Cláudio Correa.

Os  “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” é uma campanha com realização de vários eventos organizados de forma coletiva por entidades do Movimento Negro, militantes, ativistas antirracistas e organizações que buscam um modelo de sociedade sem racismo, opressão e quaisquer outras formas de discriminação e preconceito.

A Federação abordará o tema “Heteroidentificacão e Combate ao Racismo”, trazendo como convidada Roseli Faria, diretora da Secretaria de Acesso à Justiça no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Roseli é também economista e servidora federal e participou da elaboração da Orientação Normativa nº 3 e da Portaria Normativa nº 4, que definem detalhadamente a atuação das comissões de heteroidentificação, elemento crucial para a implementação da política de cotas e valioso instrumento para inclusão de pessoas negras em espaços de poder e decisão.

A mediação fica a cargo de Magali Dantas integrante do Núcleo de Negros e Negras do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS).

Venha saber mais sobre Heteroidentificação: O que é? Para que serve? Qual o papel do poder judiciário no seu cumprimento? Qual a sua importância na luta antirracista nas instituições públicas e privadas?

Esta é a primeira atividade do “Coletivo de Pretas e Pretos da Fenajufe”, criado no encontro realizado em novembro de 2022, com a retomada do debate das questões raciais no PJU e foi deliberação do 11º Congrejufe, ocorrido em 2019.

A live acontecerá no próximo sábado (18) às 11h com transmissão pelo canal do Youtube e Facebook da Fenajufe e retransmissão por alguns sindicatos de base.

Haverá, ainda, transmissão pela página da Campanha 21 dias de Ativismo contra o Racismo e ainda pelo Grupo de Comunicação TV e rádio SDB do estado da Bahia no endereço www.tvsd.com.br e pelo Youtube da “TV Serra dos Brindes”, pertencente ao mesmo grupo baiano de mídia.

Origem da data

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville”.

Há 59 anos, a população negra da África do Sul lutava contra o Regime do Apartheid – o regime de segregação racial que perdurou por 46 anos. Durante uma manifestação pacífica contra a “Lei do Passe”, que ditava por onde pessoas negras poderiam circular pela cidade, policiais do Regime do Apartheid reagiram de forma agressiva matando 69 manifestantes e ferindo outros 186. Esse ataque, em 21 de março de 1960, ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”.

Em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, a campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade, através de centenas de atividades, a realizar reflexões sobre o enfrentamento constante do racismo em todos os âmbitos sociais, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e africana no Brasil.

Acompanhe e divulgue!

Joana Darc Melo, da Fenajufe