Chega ao Congresso Nacional projeto que trata do reajuste para servidoras e servidores do PJU

STF argumenta que a última recomposição salarial aconteceu em 2016 e a inflação já atinge os 34,84%, acentuando a perda de poder aquisitivo dos salários

O Projeto de Lei que trata da recomposição salarial das servidoras e servidores do Judiciário Federal já está no Congresso Nacional. O protocolo aconteceu nesta quinta-feira, 8 e recebeu o número de 2441/2022.  Agora, a luta é por melhorar o índice de reajuste e aprovar a proposta.

Pelo projeto, o reajuste de 18% será escalonado na seguinte razão:

– 5% a partir de 1º de abril de 2023;

– 9,25 a partir de 1º de agosto de 2023;

– 13,50% a partir de janeiro de 2024 e

– 18% a partir de 1º de julho de 2024

Na justificativa, o STF argumenta que a última recomposição salarial aconteceu em 2016 e a inflação já atinge os 34,84%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acentuando a perda de poder aquisitivo dos salários da categoria.

O PL 2441/22 agora aguarda leitura e designação de relatoria para ter iniciada a tramitação.

Vale destacar que a Fenajufe avalia se tratar de percentual menor que aquele necessário para recompor os salários da categoria e continuará a luta para melhorar a proposta agora no Congresso.

O Sintrajusc esteve presente em todas as grandes mobilizações da campanha salarial, tanto em Santa Catarina quanto em Brasília, defendendo que só uma forte mobilização poderia derrotar a política de reajuste zero defendida por Jair Bolsonaro (PL) e Paulo Guedes.

O início da tramitação do projeto é um passo importante, mas ainda há muita luta pela frente. Precisamos nos mobilizar para melhor a proposta e pela aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado. Com nossa unidade e força, vamos conquistar mais esta vitória.

A tramitação do projeto pode ser acompanhada AQUI. O inteiro teor da proposta pode ser acessa NESTE LINK.