Câmara homenageia Leonel Brizola

Por Marcela Cornelli

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados realizou sessão solene hoje, 22/06, para prestar homenagem póstuma a Leonel Brizola. A trajetória política do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul e presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi destacada por parlamentares da tribuna da Câmara.

O líder do PT na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP), destacou a figura política e a dimensão pessoal e humana de Brizola, que consolidou sua imagem e biografia vinculada à coragem cívica.

Bastante emocionado, o deputado Wagner Lago (PP/MA) apontou a luta de Brizola pela erradicação do analfabetismo no país, em especial no Rio Grande do Sul, estado que governou e se “transformou no maior símbolo contra a exploração das riquezas e a remessa de lucros ao exterior”.

Pelo PMDB, discursou o deputado Mauro Benevides (CE). Benevides fez questão de destacar a participação de Brizola nos principais acontecimentos nacionais ocorridos nas últimas seis décadas. “Brizola é um verdadeiro ícone de nossos embates democráticos”.

Em aparte ao discurso de Benevides, o deputado Pauderney Avelino (PFL/MA) apontou a importância da figura política, nacionalista e herdeira do trabalhismo de Getúlio Vargas de Brizola.

Fonte: DIAP