Brasil não alcançará nações desenvolvidas se não resolver distribuição de renda, afirma Mantega

Por Marcela Cornelli

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, disse nesta segunda, durante o lançamento do estudo “Estatística do Século XX”, divulgado hoje pelo IBGE, que o Brasil não conseguirá crescer e alcançar as nações desenvolvidas se não resolver o problema da distribuição de renda.

“As nações desenvolvidas são as que conseguiram ampliar o mercado consumidor. Que conseguiram trazer a população de baixa renda para a cidadania, com educação, com qualificação, com salários elevados e com capacidade de consumo. Esta é a tarefa que nós precisamos realizar no século XXI no Brasil”, afirmou o ministro.

Ao fazer uma analise do estudo lançado, o ministro disse que o Brasil conseguiu crescer 80 anos e passar outros 20 patinando no século XX. Para ele, a esperança agora é que o país possa crescer outros 80 anos ou mais. “A nossa expectativa é de que, neste século, nós consigamos crescer outros 80 anos, pelo menos, com taxas elevadas. Mas isto não será possível, e não conseguiremos alcançar as nações mais desenvolvidas, se não conseguimos resolver os problemas relativos à concentração de renda”, afirmou Mantega.

Durante o encontro, o ministro entregou ao economista Celso Lafer, que foi homenageado no evento, o Plano Plurianual de Investimentos para 2004/2007 a ser adotado pelo governo federal.

Da Redação com informações da Agência Brasil